Fator de Cura – Os robôs de metal pesado são bons para construir carros e explorar Marte, mas quando se trata de agarrar objetos frágeis ou imitar membros humanos, as máquinas leves são as melhores. Mas, se mesmo assim, os robôs e máquinas autônomas estão vindo e invadindo aos poucos, imaginem quando puderem se regenerar de danos sofridos em suas atividades? Bom, esta época parece estar chegando.

O Fator de Cura

O problema: os robôs leves de hoje, usados para ações que exigem precisão e suavidade, são muito delicados e pequenos rasgos ou punções podem destruí-los. Para combater isso, os pesquisadores construíram robôs leves com um material que, com um pouco de calor, pode remontar-se depois de ser danificado. Sim, os robôs conseguem ter um fator de cura. Essa maravilhosa característica  só é possível devido à maneira como foram feitos!

Sua Constituição

Eles são feitos inteiramente de um material sintético chamado elastômero. Quando aquecido, as ligações moleculares que mantêm o elastômero em conjunto afrouxam e começam a reformar de volta à sua forma cúbica original. Remova o calor, e as ligações se resolidificam. Um pouco mais de uma hora depois de ser danificado, o material estava quase completamente curado e, 24 horas após o resfriamento, a única evidência era uma pequena cicatriz. Os robôs poderiam suportar cortes e facadas, e conseguiriam um desempenho quase completo uma vez curado. Mesmo depois de dois ciclos de cicatrização, o agarrador ainda pode agarrar e o músculo robótico ainda pode flexionar.

Assista ao vídeo desse “robô Wolverine” abaixo:

As possibilidades dessa inovação são inúmeras pois possibilitará futuramente a utilização de robôs e outras máquinas de precisão como nunca antes pois sua resistência a danos será multiplicada exponencialmente com este fator de cura. Ótimo será se tal tecnologia entrar no ramo automobilístico o que trará também aplicações excelentes para os usuários finais.

 

Via Science

Sobre o autor

Programador, Graphic e Web Designer, D Silva é um heavy user de internet e tecnologia em geral buscando sempre estar atento à vanguarda.