Os preciosos aplicativos para Android de nosso celular são o que podemos chamar de “uma mão na roda” para realizar tarefas que nos ajudam no dia a dia. O problema é que muitos desses apps estão cada vez mais ocupando espaço na memória interna dos dispositivos, consumindo mais energia da bateria, além de devorarem nossa já restrita franquia de dados 3G/4G.

A empresa Avast, que possui um antivírus com este mesmo nome, divulgou a última edição do seu relatório trimestral de “Tendências e Desempenho” de aplicativos para Android. O relatório traz uma lista dos apps que mais comprometem a duração da bateria, a memória interna no smartphone e que mais consomem a franquia de dados.

O relatório foi feito com base em 3 milhões de smartphones analisados entre os meses de janeiro e março de 2017. As informações foram coletadas pelo aplicativo Avast instalado nestes aparelhos. Um requisito para avaliação era de que os aplicativos para Android precisavam ter pelo menos 50 mil usuários ativos.

Ranking dos Aplicativos para Android

O ranking abaixo considera os apps que mais comprometem o desempenho geral do smartphone, considerando junto o consumo de bateria, armazenamento e consumo do plano de dados:

Aplicativos para Android

A Avast também elaborou um ranking considerando separadamente cada item. Por exemplo, no ranking abaixo sobre os aplicativos para Android que mais drenam bateria, é possível observar apps como Netflix, Spotify e Line.

Ranking Aplicativos para Android

Na lista a seguir você pode ver quais os apps que mais consomem sua franquia de dados, com destaque novamente para Netflix e Spotify.

Aplicativos para Android Dados

Sobre o autor

Editor – Graduado em Marketing e hard user de tecnologia