Nem todos ficaram satisfeitos quando a Apple anunciou que substituiria o conector de fone de ouvido de 3,5 mm pela entrada Lightning no iPhone 7 e iPhone 7 Plus. Entre os insatisfeitos está o engenheiro Scotty Allen. A diferença é que ao invés de apenas se queixar, resolveu dar ele mesmo uma entrada de fone de ouvido de 3,5 mm para o seu iPhone 7.

Scott não só foi bem sucedido em seu intento, como também publicou um vídeo no YouTube mostrando como conseguiu a façanha. Para confirmar a história, um jornalista do site Motherboard se encontrou com Scott e viu com os próprios olhos a nova entrada de fone de ouvindo 3,5 mm funcionando no iPhone 7.

Instalação do Conector para Fone de Ouvido

O engenheiro afirma que, diferente do que a Apple alega, há espaço suficiente para que o conector de fone de ouvido de 3,5 mm seja posicionado, sem que ocorra qualquer problema no aparelho.

Scott Allen removeu um componente que segundo ele não tinha nenhuma utilidade para o smartphone e abriu assim espaço ao lado do auto-falante esquerdo. Depois, ajustou a posição da bateria e o motor tátil em alguns milímetros. Para completar tarefa, foi preciso usar um conversor de 3,5mm para Lightning, vendido pela própria Apple e desenvolver uma placa de circuito impressa 3D para ajudar no controle do sinal.

Se você estiver se perguntando se poderia fazer o mesmo, provavelmente a resposta é… NÃO. Isso porque como podemos perceber, existe a necessidade de uma certo conhecimento técnico e a disposição de gastar um bom dinheiro para isso, conforme o próprio Scott explica: “Eu perdi três smartphones fazendo isso, uma boa quantidade de telas e componentes. Quebrei o equivalente a US$ 1 mil em peças na última semana (…), mas aí cheguei em um ponto em que disse para mim mesmo que continuaria fazendo isso até provar que não podia ser feito”.

Sobre o autor

Editor - Graduado em Marketing e hard user de tecnologia