Está chegando a hora do iTunes para PC e Mac dar realmente ênfase às funções multimídia. O controverso software “faz-tudo” da Apple não será mais um lugar para você obter, sincronizar e fazer backups de aplicativos iOS. Ele passará a se concentrar naquilo que realmente importa: filmes, programas de TV, audiobooks e podcasts. Ontem, após o evento de lançamento dos novos iPhones e da Apple TV 4K, a Apple liberou silenciosamente a versão 12.7 do iTunes para Windows e MacOS, e a mudança mais imediata e impactante é que ele não contém mais a opção de sincronizar aplicativos e toques para seu iPhone, iPad ou iPod touch.

Veja o aviso emitido pela Apple aos usuários na nota de atualização:

iTunes deixará de sincronizar apps

A Apple diz que, mesmo depois desta atualização, os aplicativos e os toques de chamada que “não estão mais disponíveis para download” ainda poderão ser sincronizados ao conectar seu dispositivo iOS. Então, imaginamos e realmente esperamos que ainda tenhamos uma maneira de transferir o nossos antigos ringtones.

Além disso, a aba da iOS App Store que anteriormente fazia parte do iTunes foi completamente removida. Já era! Diga adeus a essa imagem abaixo:

iTunes deixará de sincronizar apps

 

Porque mudar o iTunes?

Nos últimos anos, a própria Apple reconhecia que o seu software estava inchado. Como sabemos, quem faz tudo pode acabar não sendo especialista em nada. Assim, o iTunes era alvo de muitas críticas pela confusão da interface e funcionalidades e por ser muito pesado. Pois, ao que parece, esse deve pelo menos ser um passo significativo na racionalização do iTunes para trazê-lo de volta ao propósito original do aplicativo.

Observando melhor, a Apple também realizou mais mudanças: o conteúdo do iTunes U agora está incluído na seção Podcasts e as estações de rádio na internet estão na barra lateral da biblioteca de música. Todas as mudanças são detalhadas nesta página de ajuda.

A mudança deve trazer bons resultados para a Apple e os usuários. Por um lado, ela direciona os usuários para a App Store, que foi completamente redesenhada no iOS 11 e que tem um foco editorial muito maior. ao mesmo tempo, remover a App Store deve tornar o uso do iTunes uma tarefa muito mais fácil. Vamos aguardar para ver se o “ex faz-tudo” da Apple se tornará mais leve e mais eficiente. É o desejo de todos!

Como atualizar?

Você pode atualizar para o iTunes 12.7 através da Mac App Store e através deste link para Windows.

Sobre o autor

Administrador e Editor - Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia