Pesquisadores suíços estão determinados a fazer com que um robô humanoide seja capaz de andar de forma natural, similar a maneira dos humanos darem seus passos. Para isso, uma nova tecnologia tem sido desenvolvida e, conforme se pode ver no vídeo abaixo, já apresenta resultados impressionantes na forma como os robôs se locomovem sobre duas pernas.

A explicação por trás do sucesso desta equipe de pesquisa está no COMAN (“Compliant Humanoid”), nome dado a tecnologia que combina juntas elásticas com um algoritmo que cria uma compressão sobre o corpo do robô, auxiliando o robô humanoide a compensar cada movimento. Outra capacidade demonstrada pelo robô no vídeo é o de poder carregar objetos e se locomover por superfícies irregulares, inclusive conseguindo se equilibrar, caso receba um empurrão.

Embora ainda exista muito campo para melhora, já se pode notar uma diferença significativa entre a forma como o robô humanoide desta equipe suíça se locomove, com os demais robôs que já foram apresentados mundo afora. Exemplo disso, está o Robô Atlas, que apesar de ter diversos atributos interesantes, ainda se locomove de forma nada natural.

A equipe de pesquisa tem planos para utilizar seu robô em tarefas como resgate de pessoas e para ajudar a carregar objetos. A estrada é realmente longa, mas parece que estamos no caminho certo para ter em um futuro próximo, robôs humanoides a serviço da humanidade.

Via Youtube

 

Sobre o autor

Editor – Graduado em Marketing e hard user de tecnologia