Por incrível que pareça, ainda existe uma fatia considerável de usuários na web que utiliza o Internet Explorer, mesmo a Microsoft tendo descontinuado o desenvolvimento deste navegador. Além de todos os problemas enfrentado pelo antigo navegador da Microsoft, como a lentidão, agora surgiu uma informação de que um bug está vazando informações pesquisadas pela barra de endereços do IE.

A descoberta foi feita pelo pesquisador de segurança da informação, Manuel Caballero, e permite que uma página visitada identifique a informação digitada no campo de endereços do IE 11 assim que o internauta pressiona a tecla Enter. Assim, informações pesquisadas a partir da barra de endereço podem ser monitoradas pelos sites acessados durante a navegação.

Caballero acredita que a Microsoft está a todo custo tentando se livrar do Internet Explorer: “Em minha opinião, a Microsoft está tentando se livrar do IE sem dizer isso. Seria mais fácil e mais honesto simplesmente dizer aos usuários que o seu navegador antigo não está tão bem servido quanto o Edge.”

No vídeo acima,em que aparece a falha de segurança, pode-se perceber que as informações estão expostas, mas Caballero exibe isso propositalmente para expor o bug em ação.

Microsoft Admitiu Existência do Bug no Internet Explorer

A Microsoft se pronunciou sobre o assunto e disse em uma nota divulgada pelo site Wccftech: “A Microsoft tem o compromisso com o consumidor em investigar as questões de segurança reportadas e atualizar ativamente os dispositivos impactados o mais breve possível”.

Se você ainda não se convenceu em abandonar o Internet Explorer, acho que essa é a hora de fazer isso. Navegadores como Firefox e Chrome, alem de mais rápidos, oferecem muito mais segurança.

Sobre o autor

Derek é formado em engenharia eletrônica e já trabalhou em diversos campos da tecnologia. Apaixonado pelo mundo High-Tech, escreve artigos para o 88MPH.