E seu Windows 10 já está desatualizado! Nesta terça-feira, dia 17/10, a Microsoft liberou a Fall Creators Update, a nova versão do seu sistema operacional focada na criatividade dos usuários para criação de conteúdo. Há de se destacar a “realidade mista”, que mescla as realidades virtual e aumentada. A empresa pretende facilitar o uso de headsets para esse segmento e aumentar a integração entre computadores.

Com o Fall Creators Update, a Microsoft investirá pesado na parceria com empresas como HP, Acer e Dell, lançando headsets para realidade aumentada. Já é conhecido, por exemplo, que no Brasil, nesta semana, está sendo lançado o Lenovo Explorer, custando R$ 2.499. A nova versão do Windows 10 volta sua atenção para o design gráfico. Por exemplo, o Paint 3D, permite a criação de objetos tridimensionais de uma maneira bastante simples. O foco na criação está também presente no aplicativo de Fotos, com a criação de colagens e apresentações com efeitos tridimensionais.

Atualização do Windows 10 Fall Creators já está disponível

A Fall Creators Update traz ainda algumas atualizações no visual, que já são parte do novo conceito da Microsoft, denominado Fluent Design, como demonstrado no vídeo abaixo. Nele, as janelas passam a ter alguns elementos transparentes e novas transições.

Existem ainda outros pequenos complementos, que talvez sejam interessantes para você. Isso inclui a possibilidade nativa para realizar anotações em qualquer arquivo PDF e sincronização de trabalhos e abas entre diferentes dispositivos utilizando o Microsoft Edge e também em outros softwares compatíveis. Há ainda, segundo a empresa,  melhorias em opções de acessibilidade. Claro, a atualização traz também correções de bugs e melhorias na performance, além de incremento na segurança, com mudanças de sistema de permissões. Os usuários agora necessitam dar uma autorização clara para que softwares utilizem os recursos do sistema, como microfone e câmera. Antes, apenas o download da plataforma já implicava em permissão implícita para a utilização.

Como atualizar agora mesmo para a Fall Creators

A atualização aparecerá aos poucos, nos computadores compatíveis por meio da Atualização de Software. Mas se você quiser fazer a atualização agora mesmo siga a página Fall Creators Update para baixar o assistente diretamente dos servidores da Microsoft. Também estão disponíveis opções para criação de drives USB e outras mídias.

Via Microsoft 

Sobre o autor

Administrador e Editor – Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia