O WhatsApp anunciou ontem que você já pode compartilhar sua localização em tempo real com os amigos de sua lista de contatos. Essa é uma característica popular tomada emprestada de sua empresa-mãe, o Facebook. O recurso, foi batizado de Live Location (na versão em inglês) e começou a ser liberado a partir de hoje, aos poucos, para todos os usuários. Ele está chegando nas versões iOS e Android do aplicativo.

O Facebook lançou oficialmente o compartilhamento de localização temporária no Messenger em maio, tendo experimentado a idéia em diferentes formatos no Messenger e no principal aplicativo, do Facebook, há anos.

Como usar a Localização em Tempo Real

Para usar a localização em tempo real, você deve abre uma conversa com uma pessoa ou grupo. No botão de anexar, vá em “Localização” e toque em “Compartilhar localização ao vivo”. Você pode definir o tempo para compartilhar sua localização, e todos os que você escolheu para enviar sua localização podem ver onde você está em um mapa em tempo real. As opções de tempo para compartilhamento são: 15 minutos, 1 hora ou 8 horas. O recurso também funciona se várias pessoas compartilham locais simultaneamente, pois os ícones das pessoas aparecerão no mesmo mapa.

O WhatsApp promete que, como todas as outras funções de mensagens, o compartilhamento de localização será criptografado de ponta a ponta. O temporizador também parece atender a uma função de segurança. Os usuários podem optar por parar de compartilhar suas localizações sempre que quiserem.

É bom ressaltar que o principal concorrente do WhatsApp, o Telegram, disponibilizou quase que ao mesmo tempo a funcionalidade. Coincidência, não?! Mas outro aplicativos como o Line, possuem funções semelhantes há muito tempo. Veja uma demonstração da função no Telegram abaixo:

 


Via Whatsapp

Sobre o autor

Administrador e Editor - Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia