Não existe nada mais irritante do que ver seu iPhone lento, sem espaço para armazenamento e gastando mais bateria do que o habitual. Isso pode acontecer com o tempo de uso do aparelho, e os três fatores citados acima podem estar interligados. A Apple recomenda que se deixe livre pelo menos 1 GB livre na memória do aparelho para que não se comprometa o bom funcionamento dele. A boa notícia é que medidas simples e práticas podem melhorar muito o desempenho do seu smartphone.

Melhorando o Desempenho de um iPhone Lento

Medidas como apagar arquivos que não são mais usados, deletar fotos duplicadas, e outros procedimentos que iremos abordar abaixo, poderão fazer uma grande diferença e trazer novamente para o seu iPhone a agilidade para lidar com as tarefas do dia a dia.

1- Remover Aplicativos

Os aplicativos atuais podem ocupar um enorme espaço na memória de seu aparelho e memória cheia é sinônimo de iPhone lento. Por isso a primeira dica é verificar quais aplicativos ocupam mais espaço em seu dispositivo e apagar aqueles que você não utiliza. Para apagar o aplicativo, basta pressionar o ícone do aplicativo por um tempo até que apareça o símbolo “X” no canto superior direito. Daí é só clicar nele e deletar o app de seu smartphone.

iPhone Lento Dica

2- Diminuir o espaço ocupado pelos apps

Depois de apagar os aplicativos inúteis de seu iPhone, é hora de diminuir o espaço ocupado por aqueles apps que você não pode apagar, mas que armazena uma infinidade de dados desnecessários. Um bom exemplo disso é o WhatsApp. Nos apegaremos a ele, pois sem dúvida esse é um dos apps que mais ocupam o espaço de armazenamento interno de um smartphone.

O WhatsApp, quando não configurado corretamente, pode armazenar na memória de seu aparelho, cada vídeo, foto e áudio que seus amigos mandam para você através dos grupos.

Inicialmente vamos primeiro verificar se o seu smartphone está com o WhatsApp configurado corretamente para que as mídias compartilhadas nos grupos não sejam salvas automaticamente para memória do seu aparelho. Entre no app do WhatsApp > Toque nos ajustes (do WhatsApp) > Toque em Conversa > Desative a opção “Salvar Mídia Recebida”

Agora chegou hora de apagar os inúmeros arquivos de vídeo, fotos e audio que o WhatsApp já armazenou em seu dispositivo, mas antes deste procedimento certifique de salvar no rolo de câmera tudo aquilo que você não deseja que seja apagado. Agora entre no aplicativo do WhatsApp > Toque no menu de ajustes > Toque em Conversa > Toque em “Limpar Todas as Conversas”, pronto você terá liberado uma quantidade absurda de espaço em seu iPhone.

Você pode repetir procedimentos similares nos demais apps que ocupam muito espaço em seu smartphone. Para verificar isso, vá em Ajustes (no iPhone) > Geral > selecione a opção Uso.

3- Aplicativos para Limpeza de Dados

Existem diversos aplicativos que ajudam na tarefa de limpar dados armazenados desnecessariamente. Um bom exemplo disponível para o iOS é o Clean Doctor, ele não chega a fazer milagre, mas toda ajuda em limpar a memória de nosso smartphone é bem vinda.

4- Limpar o Cachê do Browser

O cachê do Browser pode ser um dos motivos por tornar o iPhone lento. Aconselhamos que você limpe o cachê, para isso vá em Ajustes > selecione Safari (ou outro browser você utilize) > clique em “Limpar Histórico” e “Limpar Cookies e Dados”.

5- Desative as Localizações Automáticas

Uma coisa que tende a tornar o iPhone lento é a busca automática e constante pelo recurso do GPS. Para minimizar este problema e ao mesmo tempo continuar a usar os serviços de apps como o “Amigos”, escolha os apps que você de fato deseja que utilize o recurso do GPS automaticamente e desabilite a função nos demais aplicativos. Vá em Ajustes > Privacidade > Serviço de Localização > Em seguida desative os apps que não deseja que usem automaticamente o GPS.

6- Apague Músicas

Se você puder, assine um serviço de streaming, como Apple Music ou o Spotify. Isso permitirá que você delete todas músicas que estão na memória de seu iPhone lento e fará que você tenha acesso às suas músicas preferidas por meio da nuvem desses serviços. A economia de espaço é gigantesca.

iPhone Lento Apple music

7- Apague Vídeos e Fotos

Com o tempo, seu iPhone pode acumular uma dezena de Gigabytes em fotos e vídeos capturados por você. Não estamos aqui recomendando que você perca os momentos que você registrou com com tanto carinho, mas sim que faça um backup desses arquivos em seu computador e limpe a memória de seu celular, talvez deixando apenas aquelas imagens mais importantes e que você gostaria de levar consigo no aparelho.

Enfim, essa não é uma lista exaustiva de todos procedimentos possíveis para contribuir com o desempenho do aparelho. Existem também outras medidas, mas se você colocar em prática as citadas acima, certamente notará uma diferença absurda no funcionamento do seus iPhone.

Sobre o autor

Editor – Graduado em Marketing e hard user de tecnologia