Um serviço de transporte com ônibus autônomo baseado em Las Vegas comemorou seu primeiro dia de operação se envolvendo em um acidente com um motorista humano, de acordo com um relatório de notícias da estação de transmissão local Nevada KSNV News 3.

O ônibus autônomo de propriedade da empresa francesa de transporte privado Keolis, opera em um loop de 1 quilômetro ao redor do centro de Las Vegas, oferecendo passeios gratuitos para os residentes. Após uma hora de começar a operar, o ônibus atingiu a frente de um grande caminhão de entrega quando o motorista humano avançou a rua.

Falha humana Causou Acidente com Ônibus Autônomo

Um porta-voz, que está trabalhando com a cidade de Las Vegas e a Keolis para patrocinar o programa e avaliar as atitudes dos motoristas em relação aos veículos autônomos, confirmou no Twitter que o acidente foi, na verdade, culpa do motorista do caminhão. Felizmente, apenas o pára-choque dianteiro do ônibus foi danificado e nenhum dos oito passageiros ou o motorista do caminhão ficaram feridos.

Um representante do governo da cidade de Las Vegas postou uma nota na sua página oficial do Tumblr descrevendo o incidente:

“O ônibus autônomo estava operando hoje, quando seu caminho foi atravessado por um caminhão de entrega no centro da cidade. O ônibus fez o que deveria fazer, na medida em que os sensores identificaram o caminhão, o ônibus parou para evitar o acidente. Infelizmente, o caminhão de entrega não parou e arranhou o pára-lamas dianteiro do ônibus. Se o caminhão tivesse o mesmo equipamento de detecção do ônibus autônomo, talvez o acidente não tivesse ocorrido. O teste do ônibus continuará durante 12 meses no centro da Inovação District. O transporte permanecerá fora de serviço durante o resto do dia.”

É bom saber que o teste prosseguirá. O serviço da Keolis marca a primeira opção de transporte público sem motorista dos Estados Unidos, e servirá como indicativo de como a maioria dos americanos irá interagir com os carros autônomos.

Enquanto isso, claro, o acidente provocará medo entre a multidão mais paranóica. A melhor maneira de provar a viabilidade dos veículos autônomos é aumentar o número deles nas vias públicas, somente assim os passageiros e motoristas poderão experimentar a tecnologia e aprimorá-la.

Via KSNV

Sobre o autor

Derek é formado em engenharia eletrônica e já trabalhou em diversos campos da tecnologia. Apaixonado pelo mundo High-Tech, escreve artigos para o 88MPH.