Com tantas ameaças de hackers e arquivos maliciosos ao seu computador ou até mesmo ao seu smartphone, é natural que você esteja sempre em busca da melhor proteção disponível. Escolher entre os inúmeros programas antivírus existentes no mercado não é algo fácil, é necessário levar em consideração alguns fatores essenciais como: proteção, privacidade e desempenho.

Foi com esses critérios em mente que nos chamou atenção o pacote Bitdefender Total Security Multi-Device 2018, uma solução integrada criada para proteger o usuário até mesmo das mais avançadas ameaças como ransomware e técnicas de phishing.

Bitdefender Total Security 2018

O processo de instalação foi fácil e intuitivo, bastou criar uma conta na página da Central Bitdefender, e baixar o programa. Você tem 30 dias gratuitos para teste. Após instalado, uma janela se abriu para que se habilitasse algumas ferramentas do sistema. Uma rápida e silenciosa varredura é feita em sua máquina e após concluída, e não tendo sido encontrado nenhum arquivo malicioso, um status de “Protegido” é exibido. Nós fizemos a avaliação usando um MacBook Pro, mas o programa é multi plataforma e além do MacOS, pode ser instalado também em dispositivos com Windows, Android e iOS.

Central Bitdefender

Esse é um espaço online que funciona como um hub para todos os serviços e produtos da empresa. No menu a esquerda, o usuário pode acessar as configurações e monitoramento do “Consultor Parental” (abordaremos mais adiante sobre este recurso) e tarefas remotas de proteção de suas máquinas cadastradas. É possível por exemplo realizar ações como solicitar uma varredura rápida ou uma análise completa. Tudo isso de forma remota, em qualquer máquina ou lugar que esteja, bastando entrar com as informações de login na página inicial.

Central Bitdefender Total Security Multi-Device 2018

Defesa Multicamada Contra Ransomware

Você deve ter ouvido falar de nomes como Wannacry e Petya, esses são dois exemplos de ransomwares, que nada mais são do que programas maliciosos que criptografam os arquivos em seu computador e exigem um pagamento para que você possa ter acesso novamente aos seus dados. O Bitdefender Total Security Multi-Device 2018 traz o que eles chamam de “Proteção Multicamada Contra Ransomware”.

Esse recurso protege arquivos que estão em determinadas pastas como Documentos, Imagens, Vídeos e Desktop, mas existe também a possibilidade de adicionar outras pastas com arquivos que você deseja que sejam protegidos. Se um processo desconhecido tenta modificar ou criar arquivos em um local protegido, o Bitdefender simplesmente bloqueia esta ação e notifica o usuário. Caso você reconheça o comportamento, por exemplo provocado por um programa pouco conhecido e que você acabou de instalar, basta adicioná-lo como confiável em “Safe Files”, assim o Bitdefender Total Security irá passar a permitir que este aplicativo modifique seus arquivos protegidos.

Proteção Anti-Phishing

O Bitdefender Total Security Multi-Device 2018 traz um importante recurso contra uma técnica muito utilizada por hackers para roubo de senhas e outras informações pessoais que é o phishing. O bitdefender possui uma proteção contra sites mal-intencionados.

A ferramenta impede que você acesse algum site que esteja hospedando um malware, além disso alerta contra sites que tentam se passar por outro, como aqueles que simulam a página inicial do site de seu banco. O melhor de tudo é que ele não depende de uma lista negra de sites conhecidamente fraudulentos, mas sua análise é feita em tempo real, o que garante maior proteção.

Privacidade e Segurança

Já viu aqueles filmes onde agências de inteligência espionam cidadãos comuns através da câmera de seus computadores. Bem se você não é alguém que se atualiza constantemente com o que tem acontecido no mundo real da tecnologia, talvez ache que isso apenas aconteça na ficção. Infelizmente é mais comum do que se imagina hackers acessarem câmeras de computadores alheios para espionar os usuários. O Bitdefender traz um recurso muito oportuno chamado “Proteção da Webcam” que notifica o usuário quando algum programa tenta acessar a câmera de seu computador, lhe dando assim a oportunidade de bloquear o acesso não autorizado.

Consultor Parental

Esta ferramenta do Bitdefender Total Security Multi-Device 2018 foi feita para segurança dos seus filhos. Este recurso permite que você supervisione as atividades deles na internet, podendo filtrar conteúdo inadequado. As atividades online de seus filhos também podem ser acompanhadas remotamente pela Central Bitdefender, que permite também que você visualize os sites visitados e o tempo que o seu filho tem estado conectado na internet.

Consultor Parental

Desempenho e Praticidade

Sabe aqueles programas antivirus irritantes que passam a maior parte do tempo lhe enviando notificações completamente desnecessárias? O bitdefender Total Security 2018 certamente não é um desses. O recurso “Autopilot”, quando está ativado, pode tomar decisões de segurança sem ter que ficar lhe perguntando sobre cada ação. Com esta ferramenta toda a atividade de ciberproteção foi realizada de forma automatizada, removendo silenciosamente qualquer malware encontrado e instalando todas as atualizações disponíveis.

Durante os nossos testes com o bitdefender ficou claro que o programa não interfere no desempenho do computador. Isso se explica pelo fato do Bitdefender Total Security 2018 se adaptar á configuração do hardware e software do sistema e poupar os recursos de processamento. Além disso, toda a verificação dos arquivos é feita pela nuvem, não comprometendo o desempenho da máquina.

O Bitdefender Total Security Multi-Device 2018 está disponível no site da empresa e a licença anual está custando R$ 69,99 (esse preço é promocional e não sabemos por quanto tempo irá durar). A licença dá direito a instalação em até 5 dispositivos.

Sobre o autor

Editor – Graduado em Marketing e hard user de tecnologia

  • Diogo Reis

    Excelente programa. Uso ele desde a versão de 2015 e acho um dos melhores.