Um artigo publicado mais cedo aqui no 88MPH, abordou um tema para lá de polêmico. Usuários no Reddit relataram ter percebido uma queda de desempenho do iPhone 6S e outros modelos mais antigos. Tudo isso apontava para uma ação intencional da fabricante em reduzir a velocidade de processamento de iPhones que estavam com a bateria já comprometida. Agora a Apple se pronunciou oficialmente sobre o assunto e em resposta ao site The Verge, praticamente confirmou a prática:

“Nossa meta é entregar a melhor experiência aos consumidores, o que inclui o desempenho geral e o prolongamento da vida de seus dispositivos. As baterias de íon de lítio tornam-se menos capazes de fornecer demandas de corrente de pico quando em condições de frio, com baixa carga da bateria ou à medida que envelhecem ao longo do tempo, o que pode resultar no desligamento inesperado do dispositivo para proteger seus componentes eletrônicos. No ano passado, lançamos um recurso para o iPhone 6, iPhone 6s e iPhone SE para suavizar os picos instantâneos somente quando necessário, isso para evitar que o dispositivo se desligue inesperadamente durante essas condições. Agora ampliamos esse recurso para o iPhone 7 com o iOS 11.2 e planejamos adicionar suporte para outros produtos no futuro”.

Desempenho Reduzido Apenas em iPhones Antigos

Segundo a Apple, baterias mais antigas de íon de lítio não conseguem lidar com alta demanda de processamento da mesma forma que iPhones mais novos conseguem e para que os componentes do smartphones sejam preservados, o aparelho acaba se desligando. Para evitar que isso ocorra a Apple tem apelado para esse procedimento de redução de desempenho.

Embora a medida faça algum sentido, muitos usuários argumentam que a Apple não deveria tomar esta decisão de forma arbitrária e que deveria deixar o usuário escolher se desejam ou não ter uma reduções no desempenho de seus smartphones. E você o que acha sobre o assunto?

Sobre o autor

Editor - Graduado em Marketing e hard user de tecnologia

  • Savio Costa

    Iso é uma baita de sujeira da Apple. Quem tem que decidir se reduz o desempenho do aparelho para preservar a bateria é o usuário. Isso está cheirando desculpa para forçar uma troca de aparelho.

    • Regis Dutra

      Estou com o meu iPhone 6S extremamente lento. Haja paciência com a Apple!

  • Marcio Silva

    É isso ou ter que ficar com o iPhone desligando toda hora de forma inesperada. Não tem muito o que fazer, aliás tem sim: trocar a bateria.