Atualmente a tecnologia de carregamento sem fio em uso apenas permite que o dispositivo seja recarregado se estiver em contato com uma base, mas estamos prestes a presenciar uma grande novidade nesta área. Recentemente falamos aqui sobre uma nova tecnologia sendo desenvolvida para que dispositvos como notebooks, smartphones e outros, possam ter sua bateria carregada a distância (sem fio, claro!). Agora a boa notícia é que uma tecnologia similar de carregamento sem fio à distância da empresa Energous acaba de ser aprovada pela FCC, órgão que regulamenta as telecomunicações nos Estados Unidos.

WattUp: Carregamento Sem Fio à Distância

A nova tecnologia da Energous leva o nome de WattUp e usa um método de radiofrequência para recarregar as baterias de dispositivos que estejam em um raio de 1 metro da base. O WattUp permite que qualquer celular, auto-falante ou notebook que se aproximar da área de alcance da base, possa ter sua bateria recarregada automaticamente.

A Energous afirma que o WattUp é o único sistema do mundo que combina tanto o método de carregamento por contato quanto á distância. Além disso, ele é capaz de recarregar vários dispositvos ao mesmo tempo, o que permitiria que lugares públicos como bibliotecas, cafeterias e shoppings pudessem oferecer este serviço aos seus usuários.

A tecnologia de carregamento sem fio à distância é nova e tem muito espaço ainda para se desenvolver, como por exemplo, aumentar o raio de alcance da base. De qualquer forma não resta dúvida de que será muito útil tanto para uso doméstico quanto como público.

A WattUp será demonstrada em funcionamento durante a CES 2018, que acontecerá em Las Vegas entre os dias 9 a 12 de janeiro.

Via Energous

Sobre o autor

Editor - Graduado em Marketing e hard user de tecnologia