Carro do Google sem volante e pedais terá que ter… volante e pedais

Em Maio desse ano, um vídeo no Youtube gerou muita curiosidade. Ele apresentava o carro do Google, que dispensa motorista e não possui pedais ou volante. E agora chega a notícia que o Departamento de Veículos Automotores da Califórnia (DMV) foi rápido e já está se precavendo para evitar aquilo que consideram ser um problema. Esse é o primeiro de muitos obstáculos que o carro do Google deverá enfrentar para que o projeto possa ser testado dentro do trânsito de uma cidade.

Carro do Google

A partir de 16 setembro entrará em vigor na Califórnia uma nova regra que diz que os carros de “auto-condução” estarão aptos a rodar pelas ruas do estado apenas se houver a possibilidade de um motorista assumir o controle físico imediato. Então não resta dúvida que o Google terá que fazer ajustes em seus carros. Simples! É só colocar aquilo que falta: volante e pedais. Justamente o que torna o carro revolucionário. Irônico, não?! Veja o vídeo da apresentação.

 

[youtube id=”CqSDWoAhvLU” width=”600″ height=”340″ position=”center”]

 

Os planos da empresa de tecnologia incluem testes com uma frota de 100 protótipos em estradas privadas. Mas o desejo do gigante de buscas é também testar outros tipos de veículos, incluindo motocicletas. Mas ainda não houve permissão por parte do DMV. Certamente muitas águas rolarão ainda sobre assunto carro do Google e estamos apenas no começo da discussão.

No momento apenas poucos estados americanos permitem que carros sem motorista transitem por suas estradas. Vejamos se outros estados seguirão a Califónia com regras semelhantes.

 

 

(Via WSJ)

Post Author: Benicio Brown

Administrador e Editor - Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia