Drones poderão ser usados para coletar muco de baleias. Veja o vídeo

 

Analisando o muco que reveste as narinas de uma baleia, pode-se dizer bastante sobre a saúde do animal. Fazendo uma comparação simples, isso é algo tão importante em um cetáceo quanto um exame de sangue em um ser humano. O problema aqui é: como coletar muco de um animal enorme que vive debaixo d’água? É aí que entra em cena a tecnologia!

 

Ocean Alliance - Drones

 

Um grupo de pesquisadores da Ocean Alliance em conjunto com a Faculdade de Engenharia de Olin, desenvolveu uma técnica para coletar o muco das narinas de baleias: usando um drone, que eles carinhosamente chamam de Snot Bot. Lembre-se que em uma baleia, as narinas ficam no alto da cabeça. O idéia é que o pequeno helicóptero paire diretamente sobre as baleias, usando esponjas cirúrgicas para raspar os animais, no momento em que sobem à superfície para aspergir água fora de seu corpo. Esses pesquisadores já têm feito testes com o drone Snot Bot durante três anos, mas só agora eles estão tentando convencer a Administração Federal de Aviação (FAA) a conceder a permissão para usá-lo em baleias reais.

 

Drone 4

 

O trabalho da Ocean Alliance visa a preservação das baleias e é realizado sem fins lucrativos. Durante esse período, sem licença para os testes em um animal real, eles tiveram que improvisar. Os pesquisadores vêm testando o drone no Golfo do México, usando um catamarã inflável gigante no lugar do animal.

 

 

O catamarã é equipado com sensores que imitam o que as baleias reais podem sentir e ouvir. E o problema já começa aí. Os pesquisadores descobriram que os sensores da falsa baleia podia detectar um drone pairando a uma distância de três metros acima da sua cabeça. Com certeza isso será uma dificuldade adicional!

Para obter a permissão que os pesquisadores precisam, eles vão ter que convencer a FAA que os drones não vão perturbar as baleias ou estressá-las demais. Mas como essa agência tem sido muito rigorosa atualmente, deverá haver muita discussão até se chegar a um acordo, visando um trabalho conjunto em prol de nossas amigas gigantes.

 

 

(Via Engadget)

Post Author: Benicio Brown

Administrador e Editor - Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia