E Bill Gates, quem diria, terminou bebendo água extraída de cocô!

 

Bill Gates

 

Bill Gates, o lendário ex-CEO da Microsoft, sempre se envolveu em projetos filantrópicos. Alguns eram meio bizarros, mas todos eles sempre foram muito nobres. Agora, imagine você, que ele simplesmente resolveu beber água extraída de cocô. Ele não está internado com problemas psicológicos e nem participou de nenhum teste de sobrevivência. O ato é simbólico, mas de longo alcance.

O que aconteceu foi que ele ficou encantado com um projeto de uma máquina chamada Omniprocessor, que gera água potável a partir de fezes humanas. A máquina que impressionou Bill Gates ainda produz energia e cinzas.

A tecnologia tem como objetivo melhorar de forma significativa as condições sanitárias em países muito pobres, afetados gravemente pela falta de água, que expõe milhões de pessoas a doenças, além de ameaçarem a integridade dos rios e do meio ambiente.

Bill Gates se importa e luta muito contra esses problemas. Foi ele mesmo que providenciou a filmagem e postagem do vídeo abaixo publicado em seu blog, quando realizou uma visita a uma unidade do Omniprocessor em novembro. Você verá no vídeo Gates explicando o funcionamento da máquina e depois bebendo, feliz da vida, a água fresquinha!

A água tem o mesmo gosto de qualquer outra que eu tenha tomado de uma garrafa. E após estudar a engenharia por trás da máquina, eu beberia com felicidade aquela água todo dia.

E você, também beberia daquela água? Talvez sua resposta mude depois que souber da explicação de Bill Gates:

Ao menos dois bilhões de pessoas usam latrinas que não são drenadas apropriadamente. Outras simplesmente defecam em locais abertos. As fezes contaminam água potável de milhões de pessoas com consequências horríveis: doenças causadas por más condições sanitárias matam 700 mil crianças todos os anos. 

A máquina ferve as fezes fazendo com que a água presente evapore, limpando-a depois para que possa ser consumida. As fezes secas passam por uma queima a 1.000 graus Celsius, gerando energia que será vendida posteriormente. Veja a foto abaixo:

 

Bill Gates bebe água extraída do cocô humano

 

O Omniprocessor foi desenvolvido pela Janicki Bioenergy e inicialmente opera como um projeto experimental no Senegal.

 

 

Via Exame

Post Author: Benicio Brown

Administrador e Editor - Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia