Facebook e Instagram ficam off-line e Lizard Squad insinua ação

O Facebook e o Instagram ficaram offline no início do dia, por aproximadamente uma hora. Antes de qualquer pronunciamento oficial, o grupo de hackers Lizard Squad insinuou que eles seriam os responsáveis pela interrupção nos serviços. O site de ajuda do Facebook disponibilizou um relatório para os desenvolvedores, mencionando o tempo de inatividade nos servidores de API das redes sociais. A nota acrescenta: “nossos engenheiros identificaram a causa da interrupção e realizaram a recuperação rapidamente.”

(null)

Paralelamente o Tinder também informou que seu site ficou off-line e chegou a postar no Twitter mais cedo dizendo: “? EVERYBODY PANIC #Blizzard North Korea #TindernetApocalypse.

Uma hora depois, o site disse que havia se recuperado, tranquilizando os usuários: “PS: Seus jogos não foram embora, apenas saia e volte a entrar!”

O serviço de mensagens Hipchat também teve sua atividade afetada e afirma que ainda está trabalhando na restauração de seus serviços.

O Grupo de hackers Lizard Squad, que já assumiu a responsabilidade pelos ataques na PlayStation Network da Sony e na Xbox Live da Microsoft, durante o Natal, insinuou que eles poderiam ter tido algum tipo de ação que tivesse provocado todas essas interrupções, quase que simultâneas. Um tweet postado na conta do Twitter do grupo simplesmente diz: “Facebook, Instagram, Tinder, AIM, Hipchat #offline #LizardSquad“,

(null)

Enquanto um suposto membro do grupo twittou uma foto de si mesmo segurando uma placa dizendo “dox me” com o subtítulo “Para todas as pessoas loucas.”

Agora há pouco o Facebook afirmou ao The Verge que o Lizard Squad nada teve a ver com a queda dos sites de suas redes sociais, mas que foi um falha interna e que a equipe trabalhou duro para resolvê-la rapidamente.

É realmente estranho que tantos serviços tenham caído simultaneamente e o fato do Facebook dizer que não foi um ataque hacker, realmente não significa muita coisa. Vejamos se mais informações aparecem sobre o assunto.

Via The Verge

Post Author: Benicio Brown

Administrador e Editor - Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia