As novas DSLRs da Canon 5Ds e 5Ds R chegaram e não vieram para brincadeira!

O que antes eram apenas rumores, agora é oficial! O mercado fotográfico tem duas novas câmeras DSLR emblemáticas: a Canon 5Ds e 5Ds R, cada modelo com um enorme sensor 50,6 megapixels full-frame que, à primeira vista, é claramente a especificação que mais se destaca.

DSLRs da Canon 5Ds e 5Ds R

Mas, naturalmente, não para por aí. Começando com um processador dual DIGIC 6, além de um LCD fixo de 3,2 polegadas (o mesmo da 5D Mark III), de 61 pontos de foco automático e um chassis que é projetado para minimizar a vibração da câmara, bem como melhorar a estabilidade. Além do mais, ambas as câmeras têm um recurso interno de Time Lapse, até 5 fps de alta velocidade, o disparo contínuo e um visor inteligente renovado que pode cobrir quase 100% do campo de visão, semelhante ao encontrado na recentemente lançada 7D Mark II. Enquanto isso, a recém-implementada definição de bloqueio e lag, permite controlar o tempo entre o espelho (que agora está motorizado) e do obturador, tornando possível que as câmeras ofereçam opções de intervalo de 1/8, 1/4, 1/2, 1 e 2  segundos.

Elas trazem também USB 3.0, CF, suporte a cartão SD, assim como resolução de vídeo de 1080p a 24, 25 e 30 fps (720p até 60 fps) e não, infelizmente você não achará 4K presente nas configurações. A empresa diz que, além dessas serem as DSLRs de mais alta resolução disponível no formato 35mm, os níveis de ruído a partir das Canon 5Ds e 5Ds R são melhores do que a 5D Mark II e estão em pé de igualdade com a 7D Mark II. A faixa de ISO nativa é 100-6,400, o que pode acabar decepcionando algumas pessoas. Outra coisa que se toma emprestado do modelo 7D é o sistema de exposição automática, que pode compensar o efeito de cintilação de certas fontes de luz – isto é particularmente útil para pessoas que gostam de capturar objetos bem iluminados, que se destacam da uma configuração específica, como o rastro das estrelas ou as luzes de um carro em movimento na noite.

Talvez você se pergunte: “Então, qual é a diferença entre os dois modelos?” É simples: lado a lado, eles são praticamente idênticos, mas a 5Ds R elimina o efeito de filtro low-pass e, como a Canon coloca, cria um “efeito de cancelamento” projetada para cortar o desfoque das imagens e torná-las mais nítidas. Em outras palavras, o 5Ds R age como se ele não tivesse um filtro Low-Pass. De qualquer forma, os modelos são muito parecidos e certamente não terão dificuldades em encontrar pretendentes.

DSLRs da Canon 5Ds e 5Ds R     DSLRs da Canon 5Ds e 5Ds R     DSLRs da Canon 5Ds e 5Ds R

 

 

 

 

Como já se esperava,  se você estiver interessado em qualquer uma delas, vai ter que esvaziar a poupança, pois a 5Ds e 5Ds R estarão disponíveis por 3,700 dólares e 3,900 dólares, respectivamente, quando chegar às lojas em junho nos Estados Unidos. É importante notar que estes modelos não substituirão a 5D Mark III, mas sim, serão adicionados como parte da família de DSLRs high-end da Canon.

E caso isso ainda não seja o suficiente para você, foi anunciado também uma lente para acompanhar sua Canon 5Ds ou 5Ds R. É a 11-24mm f 4L USM, uma ultra grande-angular / asférica que a empresa alega ter o maior diâmetro (cerca de um ângulo de 126 graus de visão) de todos os tempos para a categoria DSLR. É uma beleza em todos os sentidos da palavra, para dizer o mínimo.

DSLRs da Canon 5Ds e 5Ds R

Mas e você? Está preparado para comprar uma em sua próxima viagem aos Estados Unidos?

Veja mais sobre o mundo fotográfico.

Via PopPhoto

Post Author: Oliver Brum

Editor - Graduado em Marketing e hard user de tecnologia