Sharp anuncia a primeira tela do mundo com resolução 4K para smartphones

Parece ser inevitável, as telas 4k estão aos poucos invadindo o universo dos smartphones. Após a Samsung ter insinuado que poderia equipar o futuro GalaxyNote 5 com uma tela de resolução 4K, a Sharp anunciou seu display IGZO 4k (Ultra HD – 2160 x 3840) de 5,5 polegadas, o primeiro no mundo com esta resolução em smartphones. A densidade de Pixels da tela é incrível, com 806 pixels por polegada. Para efeito de comparação, o recém lançado Galaxy S6 possui 577 pixels por polegada e o iPhone 6 Plus , 401 pixels.

tela resolucao 4k

As telas 2k já são uma realidade para os smartphones desde o ano passado e provavelmente deve ser a  tela que será usada no próximo lançamento da LG, o  LG G4.

Quando comentamos em outro artigo sobre a possibilidade da Samsung lançar o Note 5 com uma tela 4K, vimos muitos comentários nas redes sociais sobre a inutilidade de uma resolução dessa para telas que não passam de 6 polegadas. Esse argumento tem fundamento porque quando comparamos as telas de smartphones Full HD com as de 2k, já não conseguimos notar diferença entre elas em função do pequeno tamanho dos displays, ou seja, telas 2k já são consideradas um exagero.

Outra reclamação é de que uma tela com resolução 4K, aumentaria substancialmente o consumo de bateria do aparelho. A duração da bateria é sempre um ponto importante a ser levado em consideração, mas acreditamos que em pouco tempo novas tecnologias serão aplicadas no que diz respeito a baterias com maior autonomia de uso. Outra boa notícia é que já existem baterias que podem ser recarregadas em pouquíssimo tempo e se espera que muito em breve elas já estejam equipando os novos gadgets.

A favor das telas com resolução 4K em smartphones, existe a afirmativa de que elas possibilitam uma experiência muito mais natural em uso com headsets de realidade virtual, como no caso do Samsung Gear VR  que utiliza a tela do Galaxy Note 4. Porém não acho que esse seria um argumento suficiente para convencer os críticos do uso de resolução 4K em displays de 5 ou 6 polegadas.

Samsing Gear VR

A verdade é que gostando ou não, esse parece ser um caminho traçado pela indústria e o desafio que ela terá pela frente será o de convencer os consumidores, de que telas 4K, ou quem sabe até 8K, podem trazer algum benefício significativo para um smartphone.

 

Via Phone Arena

 

 

 

Post Author: Oliver Brum

Editor - Graduado em Marketing e hard user de tecnologia