Recarga sem fio e…sem pad!

Na tecnologia dos últimos anos é assim mesmo. Algumas grandes novidades são apenas tecnologias transitórias para algo maior que vem chegando aí. Este talvez seja o caso da tecnologia de recarga sem fio. Onde, ao invés de conectarmos o dispositivo diretamente na tomada o “encostamos” em um outro dispositivo que o carrega. Falamos isso pois foi desenvolvida a tecnologia de recarga sem fio à distância e em qualquer direção.

recarga sem fio

 

Recarga sem fio… com menos fio ainda!

Pesquisadores do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coréia  (KAIST) desenvolveram um protótipo de um sistema de carregamento sem fio que funciona em distâncias de até meio metro e em qualquer orientação. Els afirmam que o  sistema “Wi-Power” é seguro para uso em torno de seres humanos e oferece inúmeras vantagens em comparação com o carregamento sem fio tradicional.

Como funciona?

O que temos hoje é um avanço e adaptação para dispositivos móveis de algo bem maior na área de energia que o KAIST almeja. Os pesquisadores da KAIST comparam este sistema ao Wi-Fi na medida em que não importa em que direção o dispositivo está desde que seja dentro da zona de Wi-Power. Este sistema de transmissão de energia sem fio usa um sistema chamado Dipole Coil Resonant System (DCRS) que utiliza ressonância magnética para induzir campos magnéticos para “mover” a energia do transmissor para o dispositivo. Você pode ver uma demonstração de como isso funciona no vídeo abaixo.

 

Vantagens do Wi-Power

Como talvez tenha visto no vídeo acima, esta nova tecnologia, ainda em fase de protótipo, pode enviar energia para vários dispositivos ao mesmo tempo, e não importa se os dispositivos estão apontados para o carregador. Você pode, por exemplor, ter um telefone em seu bolso e ele começar a carregar quando você chegar perto da “zona de recarga”.

Enfim, sendo sem riscos para nós humanos, que venha para facilitar nossas agitadas vidas!

Fonte:  Geek

 

Post Author: D Silva

Programador, Graphic e Web Designer, D Silva é um heavy user de internet e tecnologia em geral buscando sempre estar atento à vanguarda.