Ninebot Mini: Xiaomi lança evolução do Segway, 20 vezes mais barato

Você já deve ter ouvido falar do Segway, conhecido veículo de duas rodas, que se locomove com o motorista de pé. Após a fabricante ser comprada com capital da Xiaomi, há cerca de um ano, hoje foi anunciado um novo modelo, o Ninebot Mini, mais compacto e que custa muito, mas muito mais barato!

NInebot, um concorrente de peso para o Segway

Anteriormente, a Xiaomi realizou um aporte financeiro na Ninebot, empresa que brigava na Justiça com a Segway, por questões relacionadas à violação de patentes. A empresa chinesa havia sido fundada em 2012, com ênfase em engenharia robótica. Ela fabricava veículos elétricos muito semelhantes ao Segway, o que resultou em acusações de quebra de patentes. Mas como já se esperava, a briga acabou após a Ninebot comprar a Segway, com os recursos recebidos da Xiaomi.

O modelo, lançado com o nome de Ninebot Mini, pode alcançar a velocidade de 16 km/h e inclinações de 15 graus. Além disso, possui uma autonomia de 22 km após a carga. Você pode, de forma muito fácil, colocá-lo no porta-malas do carro, já que o seu peso é de apenas 12,8 kg. Mas o mais interessante é mesmo o preço do brinquedinho, apenas US$ 315, aproximadamente 5% do valor cobrado em um Segway. A diferença é impressionante e pode ajudar a impulsionar a popularização deste tipo de veículo. Não é difícil imaginar que o Segway nunca deslanchou pelo fato de custar muito caro, afinal US$ 6,500, não é para qualquer um.

NInebot Mini, a evolução do Segway

A direção do Ninebot Mini é feita por movimentos do corpo, como inclinar para andar, frear ou virar. Além disso, a maior parte das configurações podem ser feitas através de um aplicativo para smartphone. Por meio do app, você pode acompanhar registros de velocidade, deslocamento e outras informações do veículo. Também é possível bloqueá-lo remotamente.

Ninebot Mini

O Ninebot Mini possui giroscópio e outros sensores que permitem dirigir apenas se inclinando para frente ou para trás. E vejam que legal: você pode até fazer giros de 360 graus! Além disso, o corpo do Ninebot Mini é composto de uma liga em magnésio, amplamente adotada na indústria aeroespacial. Ele suporta peso de até 85 kg.

NInebot Mini, a evolução do Segway

O Ninebot Mini tem seu lançamento aguardado para 3 de novembro, na China e muito provavelmente na Europa. Embora não exista previsão alguma para o mercado brasileiro, a Ninebot já atua por aqui, por meio de revendedoras, como a Advanced Group e a Nineway. Assim, em breve deveremos ver a novidade por aqui. Estamos na torcida.

E não perca perca a coreografia bizarra do vídeo de apresentação do produto.

Via Engadget

 

 

Post Author: Benicio Brown

Administrador e Editor - Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia