Windows Phone cai para menos de 1% em participação de mercado

As vendas de smartphones aumentou em todo o mundo em cerca de 4 por cento no primeiro trimestre de 2016, mas o mesmo não aconteceu com os dispositivos com o sistema operacional da Microsoft, Windows Phone. Segundo o recente relatório de vendas da Gartner,cerca de 2,4 milhões de smartphones com o Windows Phone foram vendidos no primeiro trimestre, o que representa apenas 0,7% do mercado. Uma queda realmente preocupaste, já que no mesmo período do ano passado o Windows Phone possuía 2,5% de participação de mercado.

A queda nas vendas é impulsionada principalmente pela falta de novos dispositivos Lumia da Microsoft. A empresa revelou seus planos para vender seu negócio de telefonia a uma subsidiária da Foxconn por US$ 350 milhões na semana passada, e a empresa deu a entender que poderíamos ter visto o último dos smartphones com a marca Lumia.

Windows Phone

O desinteresse da Microsoft talvez se justifique pelos baixos números, a empresa vendeu apenas 2,3 milhões de dispositivos Lumia no último trimestre, uma queda acentuada de 73 por cento dos 8,6 milhões no mesmo período de 2015. Em consequência disso, a receita da Microsoft com a venda de smartphones diminuiu 46 por cento. Alguns rumores sugerem que a Microsoft poderia estar considerando um telefone com a marca Surface para 2017.

De acordo com as estimativas da Gartner, os smartphones Lumia são responsáveis praticamente por todo o mercado de dispositivos que rodam o sistema operacional da Microsoft, já que dos 2,4 milhões de aparelhos com Windows Phone vendidos no primeiro trimestre deste ano, 2,3 milhões são da marca Lumia. Se a Microsoft não tem planos para introduzir novos dispositivos Lumia este ano, a consequência provável é de continuarmos a ver seguidas quedas na participação de mercado.

Via Gartner 

Post Author: Oliver Brum

Editor - Graduado em Marketing e hard user de tecnologia