Google libera nova versão do Android Auto que permite uso do app diretamente pela tela do smartphone

Durante a última conferência anual de desenvolvedores do Google, a empresa anunciou uma nova versão do seu software Android Auto, com a capacidade de ser executado inteiramente em um telefone Android e não exigindo assim que você possua um carro compatível com a tecnologia. A boa notícia agora é que a empresa está começando a liberar este software para os proprietários de telefones Android.

O novo aplicativo Android Auto, que é uma versão atualizada do aplicativo existente, oferece uma interface de telefone completamente simplificada e fácil de navegar quando você está dirigindo seu carro. Também limita a quantidade de alertas visíveis e inclui opções para que suas mensagens de texto sejam lidas em voz alta, além de você poder também  responder a elas usando sua voz.

Android Auto Google

O novo aplicativo mostra apenas quatro ícones na parte inferior da tela: Mapas, Chamadas Telefônicas, Áudio e um botão Home ampliado . Na parte superior da interface há um ícone de menu e um de microfone. Mesmo que você não aperte qualquer ícone na parte inferior, o Android Auto mostrará automaticamente uma série de cartões assim que você acessar o aplicativo. Esse cartões podem incluir controles de música do Spotify, as condições climáticas de sua localização atual, uma chamada de telefone perdida, ou até mesmo informações sobre o trajeto para um lugar que você tenha recentemente procurado no Google Maps.

O Google diz que qualquer um dos aplicativos que foram anteriormente suportados no Android Auto – e há mais de 500 deles – funcionará também nesta nova interface do app. Isso significa que appss populares como o WhatsApp, Spotify, Telegram continuarão funcionando por lá.

O novo Android Auto é gratuito para download e funcionará em qualquer dispositivo Android executando o Lollipop (versão OS 5.0) ou mais recente e estará disponível em 30 países.

Uma das desvantagens do uso do Android Auto pela tela do celular é o maior consumo da bateria de seu smartphone, embora Mickey Kataria, diretor de gerenciamento de produtos para o Google Maps e Android Auto, insiste em dizer que o consumo da bateria seria apenas “um pouco maior ” daquele que você teria caso estivesse executando isoladamente o Google Maps. (O aplicativo também sugere que você prenda seu smartphone a uma fonte de energia durante o processo de configuração inicial.)

“OK, Google” no Android Auto

E o que dizer da função OK,Google? A empresa afirmou que finalmente essa ferramenta que permite que você acione o comando de voz sem o uso das mãos , estará disponível nas próximas semanas também no Android Auto.

Não , não será desta vez que o Waze chegará ao Android Auto. Apesar do Google ter no início do ano afirmado que em breve o app seria também compatível, ainda não foi fornecido nenhuma data para que o Waze enfim possa ser usado via Android Auto.

O Google está liberando aos poucos a nova versão do Android Auto e é bem possível que muito em breve já esteja disponível na Google Play brasileira.

Via The Verge

Post Author: Oliver Brum

Editor - Graduado em Marketing e hard user de tecnologia