Carregamento sem fio de longo alcance poderá estar disponível já em 2018

Estamos prestes a presenciar uma verdadeira revolução no que se diz respeito a tecnologia de carregamento sem fio para dispositivos eletrônicos. O Wi-Charge está trabalhando em um sistema de carregamento sem fio de longo alcance que enviará energia para o seu dispositivo, onde quer que ele esteja na sala, sem a necessidade de cabos ou de coloca-lo cuidadosamente em uma almofada para carregamento. A empresa acaba de dar um grande passo para que essa tecnologia seja uma realidade.

Carregamento Sem Fio Wi-Charge

A Wi-Charge recebeu a aprovação da Food and Drug Administration pela sua tecnologia de carregamento sem fio, o que significa que o sistema é seguro para o uso comercial. Essa aprovação marca uma avanço definitivo para que a tecnologia possa chegar ao mercado já no próximo ano.

A própria Wi-Charge falou sobre a importância da aprovação de sua tecnologia pelo FDA e como o sistema funcionará quando for lançado: “Sem a aprovação da FDA, não poderíamos vender produtos nos Estados Unidos”, explicou Ori Mor, co-fundador da Wi-Charge e vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento. “Agora estamos em condições claras e prontas para entrar no mercado”.

Talvez você esteja se perguntando sobre o que o FDA tem haver com isso, quando quem normalmente aprova esse tipo de tecnologia é a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC). A explicação é simples: qualquer coisa transmitida no ar deve cumprir os regulamentos de segurança. Quando se trata de ondas de freqüência de rádio para Wi-Fi e Bluetooth, a FCC é a principal responsável pela regulamentação, entretanto o Wi-Charge usa feixes infravermelhos para fornecer energia. Neste caso o FDA se torna o órgão mais relevante, conforme explica a própria empresa: “Nos Estados Unidos, por razões históricas, a entidade relevante para aprovação de dispositivos infravermelhos é a FDA e não a FCC”, disse Mor.

Carregamento Sem Fio Wi-Charger

Wi-Charge: Carregamento de 3 a 4 Watts por Dispositivo

A Wi-Charge vem demonstrando sua tecnologia há anos, aumentando progressivamente a energia fornecida e reduzindo o custo do hardware: ”A velocidade de carregamento e alcance foi melhorada, mas são aproximadamente iguais às anteriores. O alcance pode atingir até 10 metros dentro de casa e a potência é de até três a quatro watts por dispositivo. A velocidade de carregamento é mais lenta do que o carregamento do cabo, mas como o carregamento ocorre em segundo plano sem que você perceba, não há necessidade de carregamento rápido “.

A tecnologia de carregamento sem fio da Wi-Charge poderá deixar nossos smartphones, tablets e outros dispositivos sempre carregados, basta entrar em uma loja ou na casa de uma amigo que tenha essa tecnologia e seu aparelho receberá uma carga sem que você se dê conta disso.

Via Digital Trends

Post Author: Oliver Brum

Editor - Graduado em Marketing e hard user de tecnologia