Como fazer a bateria do smartphone durar mais tempo?

Com o passar do tempo, a bateria do smartphone vai perdendo sua força e começa a trazer transtornos para o usuário. Você começa a perceber que aquele smartphone que durava o dia inteiro com apenas uma carga na bateria, já não dura tanto e o problema só tende a aumentar.

Procedimentos para Preservar a Bateria do Smartphone

Felizmente existem alguns procedimentos que podem ajudar a aumentar a autonomia do celular e principalmente a preservar a saúde da bateria do smartphone.

1- Cuidado com o Frio ou Calor Extremo

Cuidado com as temperaturas extremas. Expor o seu aparelho ao frio ou calor excessivo pode causa dano à bateria. Medidas como manter o aparelho protegido por uma sombra enquanto se diverte em uma praia, pode fazer uma enorme diferença.

Bateria do Smartphone Calor

2- Mantenha o Software do Smartphone Atualizado

A atualização do software por muitas vezes trazem melhorias no gerenciamento da energia da bateria, além de novos recursos e correções de segurança.

3- Configurações

Com simples mudanças na configuração de seu aparelho, sua bateria pode durar muito mais. Você pode ativar o modo de economia da bateria, desativar as notificações automáticas, desativar o Wi-Fi e Bluetooth quando não estiver em uso e desativar o carregamento em segundo plano dos aplicativos.

4- Tela

Evite o brilho automático da tela, assim o aparelho não fica gastando energia tentando ajustar o brilho. Por falar em tela, não há nada gaste mais bateria do que o display do smartphone. Procure colocar o bloqueio automático para o menor tempo possível, assim o aparelho não ficará com a tela ligada enquanto você não estiver usando.

5- Plano de Fundo

Se a sua prioridade é economizar a bateria, evite os planos de fundo animados ou que são excessivamente claros. Esses planos de fundo gastam mais energia da bateria do que as imagens estáticas e escuras.

6- Modo Vibrar

Alertas e notificações que usam a função de vibrar do aparelho aumentam o consumo da bateria do smartphone. Se o foco for economia de bateria, prefira o toque normal. Caso precise colocar o smartphone no modo silencioso, escolha quais aplicativos podem ter acesso ao recurso ode vibrar do aparelho.

7- Widgets

Widgets são aqueles apps que nos fornecem informações instantaneamente como previsão do tempo, dados da agenda e outros. Apesar de úteis, se o negocio aqui é poupar o consumo da bateria, é melhor desativá-los. O problemas dos widgets é que eles rodam durante todo o tempo em segundo plano. Portanto ou desative todos, ou pelo menos deixe ativo somente aqueles que você mais usa.

Widget

Claro que todas essas medidas são paliativas, o ideal é que você tenha um smartphone com uma bateria que aguente o tranco de pelo menos um dia inteiro, mas caso ela não aguente, agora você sabe o que pode fazer para ter o seu celular funcionando por mais tempo.

Post Author: Oliver Brum

Editor - Graduado em Marketing e hard user de tecnologia