Comprovado! Apple tem derrubado desempenho do iPhone 6S para preservar bateria

Os usuários do Reddit notaram que a Apple parece estar restringindo o desempenho do iPhone 6S e outros modelos mais antigos com baterias que já estejam deterioradas. Embora muitos usuários do iPhone tenham experimentado queda no desempenho devido às atualizações do iOS ao longo dos anos, parece que agora há uma prova de que a Apple está desacelerando a velocidade do processador quando a capacidade da bateria se deteriora ao longo do tempo.

O usuário TeckFire do Reddit fez uma postagem onde comparou o desempenho de seu iPhone 6S com o iPhone 6 Plus do seu irmão. Mesmo sendo de uma geração anterior, o 6 Plus parecia ser mais velos do que o iPhone 6s. O usuário descobriu que a bateria estava desagrada e ao trocá-la por uma nova, o desempenho do iPhone 6S voltou a ser superior ao 6 Plus.

Outros usuários do Reddit também informaram que ao substituir a bateria velha de seu iPhone para uma nova, o desempenho e a velocidade de clock da CPU voltaram ao normal.

Teste Revela Queda de Desempenho do iPhone 6S

O desenvolvedor do Geekbench, John Poole, apresentou um quadro de desempenho para o iPhone 6S e iPhone 7 ao longo do tempo e chegou à conclusão de que as atualizações iOS 10.2.1 e 11.2.0 da Apple apresentam queda de desempenho para diferentes dispositivos. O iOS 10.2.1 é particularmente relevante, pois esta atualização foi projetada para reduzir problemas de desligamento aleatório para o iPhone 6 e o ​​iPhone 6S. A correção da Apple parece estar desacelerando a CPU para evitar que o telefone desligue aleatoriamente.

Teste do Geekbench: Diferença de desempenho do iOS 10.2 e 10.2.1

O Geekbench relata que o iOS 11.2.0 introduz estrangulamentos semelhantes para baterias que já estão com baixa capacidade no iPhone 7.

iPhone 6S
Testes no iOS 11.2 mostram uma queda ainda maior no desempenho.

 

Essa nova abordagem da Apple é particularmente preocupante, enquanto alguns podem encarar isso como uma tentativa bem intencionado da empresa de evitar que iPhones com bateria já deteriorada desliguem o aparelho abruptamente, outros podem suspeitar de uma manobra para que usuários desavisados ao verem o desempenho de seu iPhone antigo despencar, troquem todo o aparelho, ao invés de somente a bateria. “Esta solução também fará com que os usuários pensem: meu telefone está lento, então eu deveria substituí-lo. Ao invés de trocarem somente a bateria” diz John Poole, da Geekbench.

A Apple ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Via Geekbench

Post Author: Oliver Brum

Editor - Graduado em Marketing e hard user de tecnologia