Snowden desenvolveu aplicativo que transforma seu celular em dispositivo de segurança

Já falamos muito aqui sobre Edward Snowden, o ex-agente que trabalhou para NSA e trouxe a luz uma dos maiores escândalos de espionagem de todos os tempo, revelando como as agências norte-americanas espionavam autoridades no mundo inteiro e até mesmo cidadãos comuns. Snowden volta agora a cena trazendo um aplicativo chamado Haven, capaz de transformar seu smartphone em um artefato de espionagem.

O novo app Haven transforma seu smartphone em um dispositivo capaz de gravar áudio ambiente e tira fotos automaticamente para vigiar seu quarto ou qualquer outro cômodo enquanto você não estiver em casa. A idéia é que o Haven seja usado em um smartphone Android que não seja o de seu uso pessoal.

“Imagine que você tem um cão de guarda que você pode levar para qualquer hotel e deixar no seu quarto quando você sair. E esse cão é realmente inteligente e pode testemunhar e gravar tudo que acontece neste espaço”, explica Snowden.

Na prática, se você deixar o seu celular em uma sala, o Haven irá detectar quando algo ingressar no cômodo e gravará tudo o que acontecer em seguida, além de automaticamente tirar fotos para tentar identificar o invasor. Todas essas informações são enviadas pra o seu smartphone principal ou um laptop. Claro que estamos falando de um projeto de Snowden e não poderia faltar encriptação de ponta a ponta no envio desses dados. Além disso o Haven usa o Tor para mascarar a rede em que as informações são enviadas.

Snowden Haven

O Haven faz uso das câmeras, microfones e acelerômetro do celular, assim consegue captar qualquer movimento que acontece em volta do aparelho. “Nós desenvolvemos o Haven como ferramenta para jornalistas investigativos, defensores dos direitos humanos e pessoas em situação de risco. O Haven torna mais difícil silenciar cidadãos — por assaltos, buscas e prisões — sem ser pego no ato”, completou Snowden.

O novo app funciona em qualquer celular que tenha o Android 4.1 ou superior. caso você tenha um smartphone extra em sua casa ou um que seja muito barato, poderá usá-lo como seu novo sistema de segurança para sua casa.

O aplicativo Haven está em fase Beta e já pode ser baixado para smartphones Android na Google Play Store.

Via The Verge

Post Author: Oliver Brum

Editor - Graduado em Marketing e hard user de tecnologia