OpenSignal: aplicativo revela qual operadora tem o melhor sinal em sua região

Muitos assim como eu, moram em locais onde o sinal da operadora é quase inexistente. No meu caso, uso a operadora Claro e embora o sinal dela que chega a minha residência não seja lá muito satisfatório, já que não tenho acesso a rede 4G, pelo menos consigo receber e fazer chamadas, algo imaginável quando dependia do sinal da Vivo para usar o meu smartphone em casa.

Esse é um problema mais comum do que se imagina, já que dependendo das condições de sua localização, o sinal das operadoras podem ser afetados por barreiras físicas (árvores , montanhas, etc.) ou pela distância e posicionamento da torre de transmissão do sinal. A boa notícia para os que passam por este problema é que não precisarão aprender por tentativa e erro, como foi no meu caso, para descobrir qual a operadora entrega o melhor sinal em sua residência (ou local de trabalho).

OpenSignal app

Um aplicativo gratuito chamado OpenSignal, permite que você descubra quem oferece o melhor sinal em sua área. O app usa como fonte de informação as torres de telefonia e os dados obtidos pelos próprios usuários do aplicativo.

OpenSignal Ajuda a Encontrar Local com Melhor Sinal

Outra funcionalidade interessante do OpenSignal é quando estamos perambulando pela rua em busca de um local onde o sinal está melhor. A aplicativo mostra uma bússola que indica a direção onde o sinal da operadora está mais forte e lhe dá a opção de compartilhar essa descoberta com os demais usuários.

OpenSignal Bússola

O OpneSignal também pode realizar testes de velocidade de conexão e latência, localizar hotspots de WiFi e controlar o seu uso de dados 3G/4G para que você não ultrapasse sua franquia de dados. O aplicativo está disponível tanto para Android quanto para iOS.

Post Author: Oliver Brum

Editor - Graduado em Marketing e hard user de tecnologia