Novo Bug trava iPhones e impede acesso às mensagens

O fato não é novo, mas está acontecendo de novo. Foi descoberto que uma sequência de caracteres pode causar travamentos do iPhone e fazer o iOS ter um comportamento anormal. Os aparelhos afetados com o novo bug simplesmente não conseguem acesso ao app Mensagens. Mesmo as versões mais recentes do sistema são atingidas pelo bug, bastando para isso que você receba a mensagem e ela seja exibida nas notificações do sistema. A maldita sequência de caracteres especiais é no idioma telugo, a terceira língua mais falada na índia.

Como o novo bug afeta o sistema?

O iOS em si, continua funcionando normalmente. O problema está no uso do app Mensagens, onde o usuário verá o seu aparelho reiniciar, retornando à tela inicial. Tentando novamente, o problema se repete em um ciclo sem fim. Pra piorar mais ainda a situação, o site The Verge testou o bug em aplicativos de terceiros como o Messenger do Facebook, o WhatsApp, o Gmail e o Outlook para iOS. Em seus testes, esses aplicativos podem ficar desativados assim que a mensagem é recebida. Pode ser difícil corrigir e excluir a mensagem problemática em aplicativos como o WhatsApp. O Telegram e o Skype parecem não ser afetados. Veja o bug em funcionamento no vídeo abaixo:

Apple já corrigiu o problema, mas ainda não lançou a nova versão do sistema

O The Verge mencionou que as versões beta públicas do iOS 11.3 parecem não são afetadas pelo bug do Mensagens. Isso significa que a Apple já corrigiu a falha, mas ela só estará disponível para todos quando o iOS 11.3 estiver com sua versão pública oficialmente lançada, o que deve ocorrer apenas na primavera dos USA.

Segundo o que foi relatado, o simples recebimento da mensagem em telugo não acarreta em nenhum tipo de tentativa de invasão e nem coloca em risco a segurança do iPhone. A questão aqui é mesmo um baita transtorno aos usuários, simplesmente porque o aparelho não consegue decodificar a mensagem.

novo bug no Mensagens

Nos testes divulgados, a única forma de recuperar o acesso ao app, trazendo ao funcionamento normal, é solicitando que algum amigo envie outra mensagem qualquer. Daí é possível tentar excluir a mensagem com o novo bug.

A Apple bem que poderia liberar um update emergencial para esse caso. Mas, como até o momento ela não se pronunciou sobre o assunto, é bom ficarmos atentos!

[Atualizações]

1 – Os relatos dão conta que o bug também afeta o macOS High Sierra 10.13.3. O problema não aparece nas versões Beta do macOS 10.13.4.

2 – Conforme mencionado na matéria original, o bug já foi corrigido tanto nas últimas versões beta dos sistemas da Apple. Mas como elas ainda devem demorar para sair, a Apple confirmou ao iMore que deve lançar em breve uma correção para o bug antes da liberação das versões maiores. Isso significa, que podemos esperar a resolução do problema em um futuro iOS 11.2.6 e em uma atualização de segurança para o macOS.

 

Via The Verge

 

 

Post Author: Benicio Brown

Administrador e Editor - Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia