Samsung apresenta o PM1643: o maior SSD do mundo com 30TB

A Samsung revelou o PM1643, o SSD com a maior capacidade de armazenamento do mundo, com nada menos do que 30TB. É a maior quantidade de armazenamento já acumulado no formato de 2,5 polegadas e é projetado para clientes corporativos que procuram se afastar dos velhos HDs.

O PM1643 possui espaço suficiente para armazenar 5.700 filmes ou o equivalente a 500 dias de exibição ininterrupta de vídeos. O novo SSD de 30TB oferece duas vezes a capacidade do até então maior SSD do mundo, uma unidade de 16 terabytes também lançada pela Samsung em março de 2016. A Viking Technology chegou a anunciar um SSD de 50 TB, mas este se baseava no formato de 3,5 polegadas e parece ter sido tratado como uma “tecnologia de demonstração”, já que até agora não foi disponibilizado para venda.

PM1643: Velocidade de Gravação e Leitura

A nova unidade SCSI Serial Attached (SAS) do SSD de 30TB oferece impressionantes velocidades sequenciais de leitura e gravação de até 2.100MB/s e 1.700 MB/s. Isso é cerca de três vezes mais rápido do que o SATA SSD médio, que você encontraria em um desktop ou laptop de consumo, ou mais rápido do que o próprio SSD 850 EVO da Samsung. Alem disso o novo SSD de 30 TB é também robusto e durável, com a Samsung oferecendo uma garantia de cinco anos.

Ainda não se sabe exatamente quando o PM1643 entrará em venda e nem o seu preço, mas a Samsung afirmou que será em breve. A empresa também expandirá sua gama de SSDs SAS no final deste ano, lançando unidades com 16TB, 7.68TB e 3.84TB. E anunciou que no futuro chegarão versões de 1,92 TB, 960 GB e 800 GB. O vice-presidente executivo de vendas da unidade de memória da Samsung, Jaesoo Han, disse em um comunicado à imprensa, que a empresa “continuará a se mover agressivamente ao atender a demanda crescente para SSDs com mais de 10 TB”.

Evidentemente que não devemos esperar ver, em um curto prazo, SSDs de 30TB aparecem em laptops ou desktops de consumo. Mas os novos componentes de armazenamento com maiores dimensões, como este, são sempre pioneiros e criam uma pressão descendente sobre os preços no mercado consumidor. O que pode tornar mais acessíveis SSDs com capacidade inferior a 16 TB.

Via Samsung

Post Author: Derek Castro

Derek é formado em engenharia eletrônica e já trabalhou em diversos campos da tecnologia. Apaixonado pelo mundo High-Tech, escreve artigos para o 88MPH.