Anatel divulga ranking com as melhores operadoras de telefonia móvel de 2017

Todos os anos, a Anatel divulga uma pesquisa de satisfação para analisar a qualidade do serviço prestado pelas operadoras de celular no Brasil. A edição referente ao ano de 2017 foi divulgada nesta última terça-feira (13/3/18) e aponta para uma melhora do serviço na maioria das empresa, embora ainda existam muitos problemas.

A Anatel confere uma nota de 0 a 10 que reflete a percepção dos consumidores para determinado serviço. Na avaliação foram consideradas as quatros grandes operadoras (Vivo, Tim, Claro e Oi) e demais operadoras com atuação regional como: Nextel (RJ e SP), Algar (GO,MG e SP), Sercomtel (PR) e Porto Seguro Conecta (SP). Vale lembrar que este ano, a pesquisa avaliou separadamente os segmentou pré-pago e pós -pago.

Melhores Operadoras no Pré-Pago

Sercomtel (7,71)
Algar (7,41)
Claro (6,92)
Vivo (6,88)
TIM (6,82)
Oi (6,66)

Enquanto a Claro, Tim e Oi tiveram melhoras em seus índices de avaliação em relação a 2016, a Vivo teve uma queda na qualidade segundo a opinião de 30.666 usuários de planos pré-pagos. Outro detalhe interessante é que as empresas regionais ficaram a frente das quatros maiores operadoras do Brasil.

Anatel Ranking Operadoras

O índice com menor nota, foi o atendimento telefônico que obteve média de 5,97 entre os usuários pré-pagos, sendo que a Vivo foi a única a piorar seus resultados em relação ao ano anterior com uma nota de 5,37.

Melhores Operadora no Pós-Pago

Porto Seguro Conecta (8,32)
Vivo (7,26)
TIM (7,16)
Algar (7,04)
Nextel (7,02)
Claro (7,00)
Oi (6,20)

A operadora virtual Porto Seguro Conecta, que utiliza a infraestrutura da Tim, assumiu a liderança do ranking entre as melhores operadoras pós-pago, com uma média de 8,32, resultado bem acima da segunda colocada, a Vivo, que teve uma média de 7,26. A base de amostragem desta pesquisa foi de 31.467 usuários.

Rankink com as Melhores operadoras

A Anatel considera o serviço de telefonia móvel pós-pago como o mais bem avaliado no país, com nota média de 6,99, já a banda larga fixa é considerada pela Anatel como a pior , com média de 6,23. Outro destaque para serviço pós-pago é que houve uma melhora nos seis quistos avaliados pelos consumidores: oferta e contratação, capacidade de resolução, funcionamento, cobrança, canais de atendimento e atendimento telefônico.

Deve-se considerar que a pesquisa não contempla aspectos técnicos e que simplesmente a Anatel faz uma pesquisa com os usuários sobre como eles avaliam determinados quistos de suas operadoras. Essa subjetividade explica por exemplo o fato da Porto Seguro Conecta ter obtido uma nota superior a da TIM no quesito funcionamento, mesmo as duas empresas tendo um acordo de compartilhamento da infraestrutura de antenas. Fatores como atendimento, cobrança, e outros, podem influenciar a percepção de qualidade do consumidor.

A pesquisa completa da Anatel para segmentos pré-pagos e pós-pagos estão disponíveis para consulta, assim como informações sobre a faixa de idade e renda média dos consumidores.

Post Author: Oliver Brum

Editor - Graduado em Marketing e hard user de tecnologia