Mais polêmica! Facebook tem mantido registros de ligações e SMSs por anos

E não param de pipocar os problemas com o Facebook. Agora foi noticiado que a empresa mantém um registro detalhado de todas as ligações e SMSs de usuários Android. Tanto é verdade que você pode baixar uma relação de seus dados coletados pela rede social de Mark Zuckerberg, encontrado em suas configurações.

Facebook tem mantido registro de chamadas e SMSs dos usuários por anos

Você deve ter visto sobre a polêmica com a empresa Cambridge Analytica. Depois disso algumas pessoas quiseram dar uma olhada no que estava sendo coletado pela companhia. Não foi difícil achar que havia armazenado um log com um caminhão de ligações e mensagens de texto, com tudo que se tem direito: nome do contato, telefone e até mesmo quanto tempo durou a chamada.

App do Facebook e Messenger no Android

Se você usa o app do Facebook no Android, lembra de ter permitido esse tipo de armazenamento de dados? Pois bem, nem você e nem ninguém. Mas o Facebook diz que desde 2015 pede permissão para isso, no Messenger e no Facebook Lite. A justificativa é que esse dados são enviado para a empresa, com o intuito de conectar você mais facilmente a outras pessoas.

Facebook tem mantido registro de chamadas e SMSs dos usuários por anos

Resumindo, conforme fez o site ArsTechnica, essa permissão que o Facebook diz solicitar desde 2015, nunca foi explícita. Bastava que um usuário permitisse acesso aos seus contatos na instalação do app do Facebook com um “OK”, em qualquer dispositivo com Android 4.0 Ice Cream Sandwich ou anterior e o acesso a registros de ligações e mensagens estava liberado por padrão.

Segundo a matéria, os dados pararam de ser coletados em Outubro de 2017, conforme relatos dos próprios usuários. Isso é interessante, pois a estrutura de permissões do Android foi alterada a partir do Android 4.1, Jelly Bean, mas somente quando o Google descontinuou a API 4.0 do Android, justamente em Outubro de 2017, é que os dados deixaram de coletar metadados.

Onde está o log?

Quer verificar o que foi armazenado no seu caso? Vá nas Configurações do Facebook pelo navegador web e procure a opção “Baixar uma cópia dos seus dados do Facebook.” Depois, você poderá fazer o download de um arquivo ZIP com os dados.

Facebook tem mantido registro de chamadas e SMSs dos usuários por anos

Se você acessar esta página Facebook, verá que é possível saber os seus contatos enviados a partir do Messenger. Ali você poderá deletar algumas informações. O Facebook também indica a possibilidade de deixar de compartilhar informações pelo aplicativo.

Facebook tem mantido registro de chamadas e SMSs dos usuários por anos

O problema não ocorre no iOS

Outro fato interessante dessa história, é que nunca esses registros de SMS e ligações foi realizado com usuários de iOS. Pelo menos, não se tem notícias disso. A Apple somente permite algo assim, se os usuários derem permissão explícita e mesmo assim, isso ocorre de forma limitada. Então, no iPhone e iPad, o app do Facebook parece não ter feito esse tipo de registro.

A explicação do Facebook

O Facebook se expressou sobre a polêmica no domingo, dia 25 de Março, reafirmando que o compartilhamento de dados é algo opcional. Mas sinceramente, não convenceu. Não foi esclarecido como as informações de registro são utilizadas. Também não explicaram porque tantos  usuários dizem que nunca permitiram esse registro de dados, mesmo encontrando todos as informações guardadas no seu log.

Não é difícil imaginar que a credibilidade da empresa está em jogo e muita coisa ainda terá que ser explicada. O que resta saber é se a maioria dos usuários se importa realmente com questões relativas à privacidade de dados. Infelizmente, parece que não.

 

Via ArsTechnica

Post Author: Benicio Brown

Administrador e Editor - Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia