CNH digital está agora disponível em todo Brasil

A versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH digital) agora já pode ser usada em todo o território nacional. Nesta última quinta-feira, o Departamento de Trânsito do estado do Rio de Janeiro aderiu a versão digital da carteira de habilitação.

CNH Digital

O Rio de Janeiro era o único estado que ainda não tinha adotado a versão digital como alternativa. Com a adesão, a CNH digital poderá agora ser usada em todo o Brasil, antes mesmo do prazo estipulado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que terminava em 1° de julho.

Até o momento, 110 mil motoristas fizeram a CNH digital, conforme informa o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). Dentre os que já fizeram a versão digital, a maioria se encontra nos estados do Rio Grande do Sul, Goiás e São Paulo.

Emissão da CNH Digital

Para emitir sua CNH digital, baixe o aplicativo para iOS e Android no smartphone. O uso da versão digital da carteira é opcional e na maioria dos estados não possui nenhum custo para emiti-la. Vale lembrar que se faz necessário que sua carteira impressa tenha o QR Code no verso, do contrário precisará solicitar uma segunda via.

Após feito isso, é preciso que se compareça a um posto do Detran, com o intuito de indicar um e-mail e telefone. Caso você tenha um certificado digital, poderá fazer este procedimento pelo próprio celular. Com o cadastro feito, você receberá por email, uma senha de acesso e código de ativação para acessar sua carteira de habilitação pelo App. Mesmo que você não tenha nenhuma conexão com a internet, o seu documento ficará sempre disponível.

Via Serpro

Post Author: Oliver Brum

Editor - Graduado em Marketing e hard user de tecnologia