Google revela as novidades que chegarão ao Android P

O Google anunciou muitas novidades referentes ao seu novo sistema operacional Android P. Teremos uma nova interface, gestos para alterar entre apps, e um sistema muito mais pró-ativo com a adoção da inteligência artificial.

Nova Interface

Agora para se alternar entre apps, basta deslizar o botão Home para cima, dispensando assim a necessidade de um botão multitarefa. Será possível ver prévias de cada app, a barra de pesquisa do Google e cinco sugestões de aplicativos baseados na escolha da inteligência artificial. Para navegar pela lista de apps que estejam abertos em seu aparelho, basta deslizar o dedo no botão Home para a esquerda ou para direita.

Agora quando você pressionar os botões de volume, o Android P irá ajustar por padrão o volume de mídia, ao invés de alternar entre toque e mídia. Na lateral, haverá um botão com a opção de silenciar alertas. Outra novidade é um novo editor nativo para capturas de tela.

Android P Interface

Foco em Bem-estar Digital

Em sua apresentação, o Google destacou o que eles estão chamando de Bem-estar digital. Este novo enfoque irá impedir que o smartphone fique lhe importunando desnecessariamente durante o dia, com notificações desnecessárias e uso excessivo de aplicativos.

Bem Estar Digital

Além disso, o Dashboard irá lhe exibir quanto tempo você gastou usando cada app, quantas notificações recebeu e quantas vezes desbloqueou a tela. Também haverá um timer opcional para apps, que o fechará automaticamente após o limite de tempo que você estabelecer. O ícone ficará na cor cinza pelo resto do dia, sinalizando que ele não pode ser usado.

O “Shush” é um novo modo Não Perturbe que irá ocultar notificações e silenciar o toque do celular, com a possibilidade de se escolher determinados contatos para furar este bloqueio.

Wind Down

Outro novo recurso bem interessante é o “Wind Down”, com ele você poderá dizer ao Google Assistente qual é o seu horário habitual para dormir e a interface irá ficar em preto e branco, para evitar perturbar seu sono, Claro que a tela volta ao normal automaticamente ao amanhecer.

Android P : Inteligência Artificial

O Android P está agora recebendo recursos de Inteligência Artificial, como por exemplo o “Adaptive Battery” que limita o uso da bateria por aplicativos que são pouco utilizados por você, o Google afirma que isso traz uma redução de 30% do número de vezes que o processador sai do modo standby.

A inteligência artificial no Android P também traz o “Adaptive Brightness”, um sistema que detecta sua preferência de brilho na tela e leva isso em consideração ao fazer o ajuste automático. Segundo o que informa o Google, metade dos usuários que testaram o recurso, deixaram de fazer ajustes manuais no brilho da tela.

Com base na IA, haverá uma sugestão de 5 apps mais relevantes para você e que aparecerão no topo da lista dos aplicativos instalados no aparelho.

Lyft Android P

Algumas novidades também foram anunciadas para os desenvolvedores, como por exemplo o “Slice”, com ele será possível que rodar uma parte do app diretamente do buscador do Google. Na conferência de apresentação, foi mostrado o exemplo do Lyft (concorrente do Uber nos EUA). Ao digitar o nome do app no buscador, a resposta já veio acompanhada com a informação de quanto tempo um motorista chegaria ao seu local e quanto custaria a corrida até o seu trabalho ou sua casa.

O ML Kit é outra novidade para os desenvolvedores, que agora poderão usar modelos de aprendizado de máquina para reconhecer rostos, pontos de referência, imagens, código de barras e texto, podendo também sugerir respostas inteligentes. O recurso pode rodar diretamente pelo dispositivo ou ser conectado a nuvem do Google.

Via The Verge

 

Post Author: Oliver Brum

Editor - Graduado em Marketing e hard user de tecnologia