Google Assistente agora liga para restaurante, usa voz humana e faz reserva para você

O Google apresentou o que podemos definir como um dos maiores avanços já conquistados em termos de aplicação da inteligência artificial em uma assistente virtual. Com a nova tecnologia, o Google Assistente poderá, por exemplo, literalmente ligar para um restaurante e fazer uma reserva para você, interagindo como se fosse mesmo um ser humano e com uma voz completamente natural.

Google Assistente

Você pode solicitar a assistente: “Marque um corte de cabelo na terça de manhã, em qualquer horário entre 10hs e 12hs.” O Google Assistente responderá: “Sem problemas. Vou marcar para você e te atualizo em breve”. Com isso, a assistente virtual telefonará pra o salão.

Abaixo você pode conferir o áudio apresentado pelo Google de uma conversa entre a assistente virtual e uma funcionária do salão de beleza. O resultado é impressionante. Colocamos também uma transcrição para que você possa entender melhor o diálogo.

Atendente do salão: Oi, como posso ajudá-lo?
Google Assistente: Olá, estou ligando para marcar um corte de cabelo feminino para uma cliente. Estou procurando por algo no dia 3 de maio.
Atendente: Claro, só um segundo.
Google: Mm-hmm.
Atendente: Claro, qual horário você deseja?
Google: Às 12h.
Atendente: Não temos o horário das 12h disponível. O mais próximo que temos disso é 13h15.
Google: Você tem algo entre 10h e 12h?
Atendente: Dependendo de qual serviço ela gostaria. Qual serviço ela procura?
Google: Só um corte de cabelo feminino, por enquanto.
Atendente: Ok, temos 10h disponível.
Google: 10h está ok.
Atendente: Ok, qual é o nome dela?
Google: O nome dela é Lisa.
Atendente: Ok, perfeito. Então eu vejo a Lisa às 10h no dia 3 de maio.
Google: Ok, excelente, obrigado.
Atendente: Ok, tenha um bom dia. Obrigado.

Um outro diálogo também foi apresentado pelo Google, desta vez o Google Assistente ligou para um restaurante para fazer uma reserva, utilizando uma voz masculina. Interessante, que quando a assistente virtual foi informada de que o restaurante não exige reservas para menos de cinco pessoas, o assistente manteve o diálogo e perguntou se a espera naquele dia costumava ser longa.

 

O Google tem chamado essa tecnologia de Duplex, e segundo a empresa chegará ao Google Assistente nos próximos meses.

Via Google

Post Author: Oliver Brum

Editor - Graduado em Marketing e hard user de tecnologia