Um guia passo a passo para estruturar um plano de marketing digital

Fonte de reprodução Getty imagens

Colocar em ação um plano de marketing digital sem um plano ou estratégia previamente elaborado pode levar ao fracasso se você não considerar todos os aspectos que podem impactar seu desenvolvimento. E quando se fala em marketing digital é importante fazer certo, já que ele pode fazer a diferença em um negócio: empresas com blog geram 67% mais leads do que empresas sem blog, só para citar um exemplo. Entre os 5.000 anúncios que uma pessoa média vê todos os dias, é imperativo trabalhar cada parte de sua estratégia para que seu plano se destaque e alcance seu público-alvo.

Os canais de comunicação digital ganharam certa importância no sucesso de um projeto. De acordo com os dados de 2020 da Forbes , 55% da população mundial tem acesso à Internet: é um mercado com mais de 4,2 bilhões de usuários. E a tendência é favorecer como compras pelo celular: 51% do comércio digital é feito por meio de dispositivos móveis. Não podemos ficar fora desse mercado e temos que garantir que nosso conteúdo seja compatível com dispositivos móveis. 

Fonte de reprodução Getty imagens

O que é um plano de marketing digital?

No documento onde traçamos nosso plano de marketing , esses itens não podem ser esquecidos. Eles nos ajudam a articular nossas campanhas e planejá-las: 

  • Objetivos de negócios de curto, médio e longo prazo .
  • As metas para atingir os objetivos em nível digital.
  • Os canais a serem usados.
  • Planos de ação e desenvolvimento .
  • Investimento e orçamento. 
  • O tempo e o roteiro.

Documentar como os objetivos estratégicos da organização serão alcançados por meio de estratégias e táticas de marketing específicas, tendo o cliente como ponto de partida. Também está vinculado aos planos de outros departamentos da organização. Devemos manter esta declaração em mãos para não perder o foco. 

Fonte de reprodução Getty imagens

Etapa 1: Análise Situacional

A primeira coisa que você precisa fazer ao desenvolver seu plano de marketing digital é realizar uma análise interna e externa (análise SWOT) da empresa. Uma estrutura útil para isso é uma análise SWOT que permite que você observe os pontos fortes, fracos, oportunidades e correção para sua empresa e para o mercado em geral.

Precisamos estar familiarizados com o ecossistema em que operamos , quais são as necessidades de nossos clientes e onde elas são atendidas. Essa análise é igualmente qualitativa, pois é quantitativa, pois olha para fatores digitais, intermediários, influenciadores e muito mais.

É uma prática muito comum nas empresas para identificar as melhores práticas e histórias de sucesso e extrair um exemplo para seu plano de marketing digital. Também precisamos fazer um estudo interno para saber como está a situação de nossa empresa na era digital : nosso site é voltado para o cliente? Como é uma usabilidade e experiência de navegação? Nós atualizamos nosso blog periodicamente? Qual é o posicionamento atual do nosso site? E qual é a nossa presença nas redes sociais?

Fonte de reprodução Getty imagens

Etapa 2: Estabeleça Metas de Marketing Digital

Depois de ter seu lugar no mercado e seus pontos fortes em mente, trabalhe no estabelecimento de algumas metas para criar uma ideia clara de onde suas ações. Tudo o que você planeja deve trabalhar para atingir esses objetivos.

Você pode trabalhar no desenvolvimento desta parte do seu plano de marketing digital com uma estrutura de metas SMART em mente: metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e oportunas.

Aqui está um exemplo:

  • Não é um objetivo SMART: “Quero aumentar o número de visitas ao meu site.”
  • Objetivo SMART: “Quero alcançar 20.000 visitas por mês no meu site todos os meses em três meses. Para fazer isso, vou fazer X, Y e Z. ”

Nós, da www.seobh.org, estamos prontos para assumir a responsabilidade pelas necessidades de marketing digital do seu negócio para que você possa relaxar e focar no seu negócio.

Fonte: https://www.r7.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *