Como se tornar um eletricista

Eletricistas oferecem uma gama de habilidades vitais necessárias para o funcionamento eficiente da vida moderna. As habilidades e riscos envolvidos nesta profissão exigem treinamento extensivo e qualificações rigorosas. Neste artigo, explicamos o que é um eletricista e descrevemos as etapas necessárias para se tornar um eletricista licenciado. Quer saber mais sobre eletricista, acesse https://eletricistabh24h.com.br/

O que faz um eletricista?

Eletricistas são profissionais qualificados e treinados para lidar com uma variedade de problemas elétricos. Seu trabalho principal é instalar, manter e reparar equipamentos elétricos de todos os tipos. Dependendo da experiência e do licenciamento de um eletricista, eles podem ser classificados em uma das três categorias:

Eletricista Profissional

Uma Voyager é o nível mais básico de um eletricista. Um eletricista jornaleiro completou um aprendizado e tornou-se um eletricista certificado pelo estado. Um jornaleiro pode trabalhar de forma independente, mas não pode treinar aprendizes, gerenciar um canteiro de obras ou obter licenças para trabalhos elétricos.

Eletricista mestre

Um especialista pode se inscrever após cerca de dois anos de experiência profissional como eletricista mestre. Os requisitos específicos variam de acordo com o estado, mas a admissão geralmente exige que os candidatos passem em um exame. Eletricistas mestres podem gerenciar trabalhos, treinar aprendizes e liderar equipes elétricas.

Eletricista Independente

Eletricistas são essencialmente donos de pequenas empresas. Eles contratam equipes de eletricistas para completar o trabalho. Como tal, os eletricistas devem ter certa cobertura de seguro e ser eletricistas mestres ou ter um funcionário.

Dentro do ofício, os eletricistas têm a oportunidade de generalizar seu papel ou se especializar em uma das seguintes áreas:

Eletricistas domésticos

Os eletricistas domésticos se concentram na instalação, reparo e manutenção de fiação e sistemas elétricos em residências unifamiliares e pequenos prédios de apartamentos.

Eletricistas comerciais

Os eletricistas comerciais são especializados na solução de problemas elétricos em edifícios comerciais. Os edifícios comerciais usam tipos de energia ligeiramente diferentes dos edifícios residenciais, portanto, os eletricistas industriais são obrigados a concluir um certo número de horas de treinamento nesse ambiente durante o aprendizado.

Eletricistas industriais

Eletricistas industriais e elétricos realizam trabalhos elétricos em grandes plantas onde são usados ​​grandes dispositivos e máquinas. Alguns exemplos podem incluir fábricas, usinas de energia e fábricas de produtos químicos. Esses edifícios industriais normalmente têm mais requisitos de energia do que suas contrapartes residenciais e comerciais. Eletricistas industriais devem ser treinados por um eletricista industrial licenciado como aprendiz ou jornaleiro.

Como se tornar um eletricista

Para se tornar um eletricista licenciado, você precisa seguir estas etapas:

1. Obtenha um diploma do ensino médio ou equivalente

Antes de seguir a carreira de eletricista, você deve obter um diploma do ensino médio ou equivalente. Embora a maioria dos trabalhos dependa de habilidades específicas do setor, existem muitos conceitos acadêmicos que os eletricistas usam diariamente. Algumas disciplinas escolares que oferecem habilidades valiosas para este trabalho são:

  1. Álgebra e Trigonometria: Os eletricistas devem usar habilidades matemáticas para determinar comprimentos de fios, calcular a magnitude de correntes elétricas e medir o ângulo de um circuito.
  2. Física: Os eletricistas devem entender os conceitos científicos básicos para fazer seu trabalho de forma eficaz.
  3. Português: Neste trabalho, os técnicos geralmente precisam ler documentos técnicos.
  4. Cursos de Workshop e Projeto Mecânico: Estes também podem ser úteis para ensinar eletricistas como projetar sistemas elétricos em edifícios e outras estruturas.
Fonte de Reprodução: Getty Imagem

2. Considere frequentar uma escola técnica ou profissional

Embora frequentar uma escola profissional ou técnica profissional não seja obrigatório para se tornar um eletricista, ela pode fornecer treinamento valioso e ajudar os alunos a obter o Certificado e a certificação, apoiando bastante a colocação no emprego. Se você frequenta uma universidade de quatro anos onde se especializa em engenharia elétrica ou obtém um diploma profissional de uma escola de comércio, a experiência fornecerá treinamento abrangente no laboratório e na sala de aula. Os alunos recebem ferramentas básicas e uma introdução aos fundamentos da eletricidade que podem dar a eles uma vantagem na hora de se candidatar a estágios. Quer saber mais sobre como se tornar um eletricista, acesse https://eletricistabh24h.com.br/

Além disso, a maioria dos estados e regiões de licenciamento permite que os alunos gastem uma parte do tempo gasto durante suas horas de estudos para substituir o treinamento formal pelas horas de experiência necessárias para obter a Licença de Aprendiz. Normalmente, um ano de educação formal equivale a 1.000 horas de experiência de trabalho. Os alunos só podem substituir até dois anos de educação ou 2.000 horas. Dependendo da escola de comércio, eles podem oferecer um programa de aprendizagem completo adaptado aos requisitos locais de licenciamento. A maioria desses programas oferece 4.000 horas de experiência de trabalho, que é aproximadamente metade do que é necessário para se tornar um profissional licenciado.

3. Candidate-se a um estágio

Quer você decida ou não frequentar uma escola comercial para concluir sua educação, você deve concluir um estágio de empreiteiro elétrico. Você pode encontrar um aprendizado de várias maneiras, incluindo:

  • Por meio de uma escola profissional: as escolas profissionais geralmente oferecem oportunidades de treinamento e colocação profissional.
  • Através de um não-sindicato: A adesão ou não a um sindicato é, em última análise, uma decisão que cada estagiário deve tomar por si mesmo. Duas organizações principais oferecem estágios com empreiteiros elétricos não sindicalizados: Empreiteiros Elétricos Independentes, ou IEC, e Construtores e Empreiteiros Associados, Inc, ou ABC. Ambas as organizações têm escritórios na maioria das grandes cidades.

Ao se inscrever como aprendiz, você pode ter que fazer um teste de aptidão que testa tanto sua compreensão de leitura quanto suas habilidades matemáticas. Além disso, você provavelmente será solicitado a fazer uma entrevista, fazer um teste de drogas e atender a certos requisitos físicos.

4. Registre-se como aprendiz de eletricista

Alguns estados exigem que os aprendizes de eletricista se registrem antes que possam trabalhar em canteiros de obras. Descubra quais são os requisitos do seu estado antes de começar a trabalhar.

5. Conclua seu aprendizado

Seu aprendizado é o núcleo de seu aprendizado como eletricista. Ele combina instrução em sala de aula com treinamento no trabalho e a orientação e supervisão de um eletricista mestre. A maioria dos estados exige que você complete pelo menos quatro anos de educação antes de fazer o exame. Um estágio inclui treinamento em tópicos como:

  • Decifrar diagramas de engenharia e plantas elétricas
  • Instalação, manutenção e reparo de fiação elétrica e equipamentos de distribuição elétrica
  • Garantir que todo o trabalho seja executado de acordo com os regulamentos nacionais, estaduais e locais
  • Usar equipamentos especiais para testar e inspecionar sistemas elétricos em busca de problemas

Independentemente da região, eletricista os requisitos de licença estão dentro desta faixa:

  • 576 a 1.000 horas gastas em sala de aula
  • 8.000 a 10.000 horas (quatro a cinco anos) gastas em treinamento no trabalho

6. Ser licenciado ou certificado

Os requisitos de licenciamento e certificação variam de acordo com o estado e até a cidade, portanto, pesquise todas as credenciais necessárias para trabalhar em sua área. Se você for obrigado a obter uma licença em sua área, você também pode precisar passar por um teste elétrico. Este exame testa sua compreensão do Código Elétrico Nacional, protocolos de segurança, conceitos elétricos e códigos de construção. Você também deve provar que concluiu seu treinamento.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Eletricista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.