Entendendo o básico do encanamento

Como funciona o encanamento: noções básicas de encanamento

O encanamento doméstico é bastante simples. Um olhar casual para a malha entrelaçada de tubos e válvulas pode parecer avassalador, mas tenha paciência comigo. Compreender alguns conceitos básicos de encanamento fará com que você navegue pela malha como um profissional.

O encanamento da casa consiste em dois sistemas:

  • Sistema de abastecimento de água
  • Sistema de ventilação de drenagem de água (DWV)

Noções básicas de encanamento doméstico: sistema de abastecimento de água

O abastecimento de água é um sistema de tubos que traz água fresca para dentro de casa. O sistema é altamente dependente da pressão. A água nesses canos vem de uma das duas fontes:

  • Água da cidade
  • Poços

A água da cidade entra em sua casa a partir de um cano enorme ‘o cano principal’ que geralmente é paralelo à sua rua. Se sua conexão com a rede estiver com problema, chame um profissional. Danos ao principal podem resultar em ações cíveis e multas pesadas. Quer sabe mais sobre as noções básicas? Acesse https://desentupidoraemcuritiba.com.br/

As pessoas que não têm acesso à água da cidade geralmente obtêm seu abastecimento de água doce em poços. A água deve então ser bombeada para dentro da casa em altas pressões. A pressão reduzida impede que a água atinja as partes mais distantes e mais altas da sua casa.

Chuveiros e torneiras corridos costumam ser as primeiras vítimas da baixa pressão. Os fatores que afetam a pressão variam de vazamentos a bloqueios. Se o vazamento for causado por uma conexão solta, é facilmente manuseado internamente.

Se, por outro lado, o vazamento exigir uma nova tubulação, é melhor chamar um  encanador profissional. Você pode ler mais problemas de encanamento que você deve deixar para um encanador, aqui.

O tubo principal está conectado ao seu medidor de água. Há uma válvula de fechamento antes ou depois do medidor. A válvula corta o sistema de abastecimento de água tornando-o útil ao fazer reparos.

Vejamos os problemas comuns enfrentados pelo sistema de abastecimento de água.

Dicas básicas de encanamento: manutenção do sistema de abastecimento de água

A tubulação instalada corretamente é à prova de vazamentos. O sistema, no entanto, se desintegra com o tempo. Em alguns casos, um encanador pode achar necessário fazer uma revisão completa do encanamento.

O sistema de abastecimento de água funciona de forma ideal quando a pressão é alta. Isso torna o sistema bastante sensível a danos.

Para ilustrar, um vazamento no sistema de drenagem só causará problemas relacionados à umidade. Por outro lado, vazamentos no sistema de abastecimento de água levam as coisas um passo adiante: afetam a pressão da água. A baixa pressão impossibilita o funcionamento de chuveiros e vasos sanitários.

Evidentemente, os vazamentos são mais prejudiciais no sistema de abastecimento de água. Devido à sensibilidade do sistema, seus problemas são melhor tratados por profissionais.

Vamos para o próximo sistema:

Noções básicas de encanamento: Sistema de drenagem de água (DWV)

Os dois sistemas de encanamento doméstico não se sobrepõem e por boas razões. No entanto, existem pontes por toda a casa onde os dois sistemas se encontram. Os encanadores chamam essas pontes de luminárias.

Você, por outro lado, os conhece por seus nomes familiares: pias, torneiras, máquinas de lavar e afins.

Um dispositivo elétrico é, portanto, definido como qualquer ponto de uso da água. A água limpa entra em uma instalação, as águas residuais saem. O sistema de drenagem depende muito da gravidade para livrar a casa das águas residuais.

O DWV tem três componentes principais:

  • Tubos de drenagem
  • Armadilhas de drenagem
  • Aberturas de drenagem

Noções básicas de encanamento: Componentes do sistema de ventilação de água de drenagem

Tubos de drenagem

Estes são tubos inclinados para baixo que dependem da gravidade para mover a água do equipamento para a linha de esgoto. Pela observação, você dirá que este sistema é mais complexo do que o sistema de abastecimento de água: a dependência da gravidade tem suas desvantagens.

Os tubos de drenagem devem ser projetados e colocados de uma maneira que permita que eles usem a gravidade a seu favor. Para ilustrar, considere o ângulo dos tubos. Esses tubos também são maiores que os tubos do sistema de abastecimento de água.

Seu tamanho permite transportar resíduos sem bloqueio.

Armadilhas de drenagem

As armadilhas de drenagem, também chamadas de armadilhas P, são tubos em forma de U que impedem o refluxo em um sistema de encanamento. Esses tubos também retêm água de forma consistente, graças à sua curvatura.

Por que um tubo de drenagem deve reter água?

O sistema DWV conecta sua casa à linha de esgoto. Sem a armadilha de drenagem, os gases do esgoto transformariam sua casa em um fedor. As armadilhas de drenagem também permitem a sedimentação de gordura, cabelo e outros detritos.

Esses detritos são então removidos através de tampões de limpeza. Sem as armadilhas, os detritos desceriam pelo cano e causariam entupimento.

Ventilação de drenagem

Se você virar uma garrafa de água de cabeça para baixo, o fluxo de água é bastante agitado. Isso é o que acontece quando a água flui através de um sistema fechado; só não é suave. É aí que entram os drenos.

O sistema de ventilação de drenagem vai do seu telhado até o tubo de drenagem. Ele libera ar no encanamento para garantir uma drenagem suave.

Danos a qualquer um desses três sistemas serão refletidos na eficiência geral do sistema DWV. Produtos abaixo do padrão também afetam a eficácia de sua drenagem. Compre apenas  produtos de canalização de qualidade certificada.

Dicas básicas de encanamento: manutenção do sistema DWV

O entupimento é o maior problema associado aos sistemas de água DWV. O cabelo é a causa mais comum de entupimento no banheiro, mas a gordura leva na cozinha. Para mitigar os riscos de entupimento, esvazie frequentemente os plugues de limpeza.

Você também deve estar atento a vazamentos. A tubulação do DWV está escondida, na melhor das hipóteses. Os sinais indicadores de vazamentos incluem infestações de mofo, tetos úmidos e quartos fedidos.

Vazamentos também causam danos estruturais. Não custa chamar um encanador profissional para verificar se há vazamentos no sistema de tubulação.

Sistemas de encanamento doméstico

O encanamento em casa está focado em duas áreas:

  • A cozinha
  • O banheiro

Vamos dar uma olhada nesses dois sistemas:

O sistema de encanamento da cozinha

O encanamento da cozinha está em grande parte escondido nas paredes. O sistema de abastecimento de água traz água quente e fria para os equipamentos. Encanamento nas paredes é outra tarefa melhor deixar para os encanadores.

O sistema de encanamento do banheiro

Os banheiros dependem muito da pressão. Este sistema também possui sistemas separados de tubulação quente e fria. Se a pressão reduzir a um ponto de preocupação, chame um encanador.

Para reduzir a pressão nesse grau, o vazamento deve ser bastante extenso. Uma abordagem DIY não é a melhor para problemas tão extensos. Você só vai piorar o problema.

Dicas básicas de encanamento

Agora que você está armado com alguns conceitos básicos de encanamento, como colocá-los em uso?

Vejamos a manutenção. O que você deve fazer para evitar problemas de encanamento caros? Abaixo estão 10 dicas acionáveis:

Desobstruir Drenos Lentos

O entupimento é um processo lento. Quando você notar que a água está drenando lentamente, é hora de tomar algumas medidas preventivas:

  1. Desentupir os tubos. Uma mistura de vinagre, fermento em pó e água quente geralmente faz isso.
  2. Esvazie os bujões de limpeza quando aplicável.
  3. Chame um profissional se o problema persistir.

Verifique os tubos

Sempre inspecione os tubos expostos quanto a sinais de desgaste. Verifique se há vazamentos sempre que possível e sinais de vazamento onde os tubos estão escondidos. Abaixo estão alguns sinais de tubos com vazamento:

  • Contas de água excepcionalmente altas. A família média dos EUA usa  400 galões diariamente
  • Mofo e úmido
  • Um medidor sempre em execução

Drenar o aquecedor de água

Esvazie os aquecedores de água pelo menos duas vezes por ano. Os sedimentos reduzem a eficiência do aquecedor e podem causar complicações no futuro. Se o aquecedor já apresentar sinais de danos, chame um encanador.

A maioria dos encanadores gasta cerca de  2.000 horas em estágio. Mesmo o encanador mais verde está mais bem equipado do que você para lidar com esse aquecedor.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Sabedoria do Inverno

Sempre isole seus tubos no inverno. A maioria das pessoas sabe disso, mas você ficaria surpreso ao perceber quantas pessoas são vítimas de canos congelados todos os anos. Esse nem é o pior cenário.

A água se expande à medida que congela. Portanto, o isolamento evita que seus canos explodam.

Filtros

Filtros vão salvar seus tubos de entupimento. Eles impedem que os detritos entrem no encanamento, economizando pesadas taxas de encanamento. No entanto, os filtros também são suscetíveis ao desgaste.

Substitua-os quantas vezes forem necessárias. Essa ferramenta simples é provavelmente a única coisa entre você e uma pia entupida.

Limpadores de tubos à base de enzimas

Existem muitas soluções de limpeza de tubos no mercado, mas nem todas são iguais. Limpadores de cachimbo corrosivos fazem mais mal do que bem. Eles removem rapidamente o entupimento, mas às custas da longevidade da tubulação.

É por isso que você deve sempre optar por limpadores de cachimbo à base de enzimas. Esses limpadores naturais introduzem bactérias no encanamento. As bactérias quebram o entupimento em líquido para facilitar a expulsão.

As bactérias fazem tudo isso sem prejudicar a integridade estrutural do encanamento.

Pressão da água

A pressão reduzida da água é um precursor de problemas de encanamento. Sempre chame um encanador quando a pressão estiver baixa. A reação rápida pode evitar que você incorra em altas taxas de reparo no futuro.

Nos chuveiros, a pressão reduzida pode ser causada por sedimentos no chuveiro. Certifique-se de limpar os chuveiros antes de chamar um encanador. Para mais informações sobre o encanamento da sua casa, acesse https://desentupidoraemcuritiba.com.br/servicos-2/

Dica profissional:  quando os vazamentos são graves o suficiente para reduzir a pressão da água da sua casa, é melhor deixá-los para um profissional. Você provavelmente está olhando para um problema que exigirá substituições de tubos.

Linhas de esgoto

Tire um tempo para entender como sua linha de esgoto está configurada. Evite plantar árvores ao longo da linha porque as raízes podem causar danos. Para manter as coisas suaves, periodicamente serpenteie as linhas.

Deixe todos os outros problemas de esgoto para os profissionais. Danos a peças compartilhadas podem entupir o encanamento de seus vizinhos, o que é uma maneira segura de atrair ações civis.

Assista o que você libera

mantenha os detritos dos ralos e você manterá os entupimentos do encanamento. Ensine as crianças a manter o encanamento. Armá-los com algumas noções básicas de encanamento pode salvar o encanamento deles.

Tamancos levam tempo para crescer em proporções preocupantes. Portanto, a maioria das pessoas não sabe que os entupimentos de hoje são causados ​​pelos erros de ontem. Não seja um deles. Observe o que vai por seus ralos.

Execução de manutenção regular

Chamar os encanadores quando há um problema é chamar os encanadores tarde demais. A manutenção programada é executada onde um encanador inspeciona o estado do seu encanamento. Outro truque é pedir sugestões de um profissional ao comprar equipamentos de encanamento.

Os profissionais sempre sabem melhor.

Pensamentos finais

O encanamento faz ou quebra uma casa. A manutenção do encanamento mantém o valor de uma casa alto. Portanto, serviços profissionais de encanamento devem fazer parte do cronograma de manutenção de uma casa.

Bons esforços de encanamento também mantêm a casa livre de mofo alergênico. A maioria das pessoas só descobre o problema do mofo quando está vendendo a casa. Considerando os riscos à saúde representados por esses moldes, isso é um fato triste. Priorize seu encanamento.

Este artigo equipou você com noções básicas de encanamento vitais. Esperamos que você aprecie o papel que um bom encanamento desempenha em sua casa. Se você não se sentir confortável com qualquer uma das dicas, deixe um encanador cuidar da manutenção. Feito de forma errada, até mesmo atividades básicas como desentupir um vaso sanitário podem causar o caos no encanamento. Portanto, certifique-se de confirmar as credenciais do seu encanador antes de confiar a ele seu encanamento. Se você tiver alguma dúvida, não hesite em  contactar-nos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.