Limpeza do ar condicionado do carro: as 10 melhores dicas de manutenção do ar condicionado do carro

À medida que as ondas de calor continuam e o sol escaldante o recebe todos os dias em seu rosto e o suor escorre de sua testa, você sabe que é hora de ligar o ar condicionado e aproveitar a corrente de ar fria que enche a cabine. . Mas espere um segundo, como qualquer outro componente do carro, seu ar condicionado não funciona apenas com apreciação. A manutenção, reparo e até limpeza regulares do ar condicionado são necessários para mantê-lo produzindo o ar fresco que tanto apreciamos após um dia longo e quente.

O ar condicionado é parte essencial de qualquer veículo e seu uso não se limita à temporada de verão. Se você é proprietário de um carro inteligente, sabe que o ar condicionado pode fazer uma grande diferença mesmo quando a temperatura externa cai para níveis muito baixos. Dito isto, é um fato conhecido que os condicionadores de ar trabalham mais no verão. O estresse adicional requer um pouco de cuidado extra, algumas dicas de manutenção e, claro, seguir o cronograma de manutenção. Quer saber mais sobre a limpeza de ar condicionado,acesse https://www.eduarcondicionado.com.br/

Este artigo se concentra nas 10 principais dicas de manutenção de ar condicionado que ajudariam você a manter esse componente vital funcionando.

Vamos começar!

1. Recarregar

A importância de carregar o ar condicionado é muitas vezes esquecida, mesmo por motoristas experientes. O ar condicionado pode não exigir o tipo de atenção que outras peças exigem, mas faz um excelente trabalho ao trazer ar frio para a cabine. O trabalho envolve a circulação do líquido refrigerante pelos vários componentes para resfriar o ar antes de ser distribuído pelas aberturas para a cabine.

A manutenção do ar condicionado torna-se essencial, pois o refrigerante precisa ser reabastecido regularmente, para que o sistema funcione com eficiência. Diz-se que um ar condicionado médio deve ser reabastecido/substituído com um refrigerante aproximadamente a cada dois anos. Se você notar uma queda no desempenho do ar condicionado ou se ele não carregar por um tempo, é uma boa ideia levá-lo a um centro de serviço. Além disso, muitos aparelhos de ar condicionado também são vítimas de vazamentos de refrigerante. Se houver necessidade constante de carga e mau funcionamento, é essencial que seja verificado por um profissional.

Agora que você está recarregado, é hora de # 2 dicas de manutenção de ar condicionado.

2. Limpe regularmente

Limpar o sistema de ar condicionado do seu carro é uma tarefa muito importante para manter o sistema funcionando de forma otimizada e eficiente. Como qualquer outro componente que acumula depósitos ao longo de sua vida útil, um ar condicionado precisa de limpeza e lavagem regulares. Um filtro sujo não é apenas ineficiente, mas pode levar a problemas maiores e mais caros se não for tratado. Além disso, bloquear o fluxo de ar exigiria trabalho adicional do sistema de ar condicionado, o que colocaria mais estresse no motor e, portanto, afetaria a operação geral do veículo e a economia de combustível.

O interior do ar condicionado é propenso ao acúmulo de bactérias, o que requer limpeza regular, limpeza de pó e até mesmo aspiração por profissionais. Isso também ajuda a evitar o acúmulo de poeira e detritos, mantendo o fluxo de ar ininterrupto e a cabine fresca e livre de odores. Se você for fazer uma verificação de serviço regular, certifique-se de que seu mecânico dê uma olhada no filtro de ar / filtro de pólen e o limpe ou substitua; como deve ser. Uma boa ideia é limpá-lo antes do verão.

Outra dica de limpeza de ar condicionado de carro muito incomum, mas importante, é manter o radiador limpo. Como o capacitor CA está na frente do radiador no motor do carro, qualquer superaquecimento pode ser transferido para o capacitor, fazendo com que todo o mecanismo pare de funcionar. Um radiador limpo e recém-enchido não superaqueceria e, portanto, evitaria contratempos.

3. O truque da recirculação de ar

Muitos proprietários de carros defendem o uso do botão de recirculação de ar para uma operação eficiente do ar condicionado. No entanto, se você usá-lo sem prestar atenção em como ele funciona e como usar o botão de forma eficaz, não ajudará muito sua causa.

A ideia não é apertar o botão de recirculação assim que você ligar o carro e sentar nele. Ele permite que o ar condicionado circule o ar quente presente na cabine, indo além da sua finalidade. As dicas de manutenção do ar condicionado indicam que você deve desligar o interruptor de recirculação de ar por um tempo para permitir que o ar frio entre na cabine do compressor. Uma vez atingida a temperatura ideal, ligue o mecanismo de convecção. Isso ajuda você a trabalhar com o que já está na cabine, mas com um ar muito mais fresco.

A recirculação do ar pode causar o embaçamento dos vidros. Se você encontrar isso, abra um pouco as janelas para permitir que o nevoeiro se dissipe. Uma palavra de cautela – ao usar o sistema de recirculação de ar, você deve prestar atenção especial aos passageiros traseiros. Enquanto o sistema de ar condicionado aspira e resfria o ar na frente, o ar na parte traseira pode ser quente e obsoleto, tornando-o insalubre. Se você possui o modelo de carro mais recente, graças à tecnologia mais recente, pode usar o modo Auto, que auto-regula o processo de circulação e mantém o interior fresco. Quer mais sobre como é feita a limpeza de ar condicionado, acesse https://www.eduarcondicionado.com.br/higienizacao-ar-automotivo-em-bh

4. O mito do pré-resfriamento

Muitos proprietários de automóveis acreditam que o pré-resfriamento aumenta a eficiência geral do sistema e o resfriamento do ar na cabine. A ideia por trás disso é obviamente tentadora. Quando os verões estão no auge, todo mundo gosta de se sentar em uma cabine fresca sem assentos quentes escaldantes ou interiores úmidos. No entanto, a ideia de pré-resfriamento é falha, e aqui está o porquê.

Primeiro, o ar condicionado do seu carro funciona melhor quando o motor está funcionando. A ideia vem do fato de que o compressor (parte essencial do sistema de ar condicionado) funciona mais rápido quando o motor está funcionando. O tedioso pré-resfriamento não vale a pena, pois seu sistema não funcionará com eficiência.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Em segundo lugar, o pré-resfriamento afeta o desempenho do ar condicionado, pois pode resfriar as coisas de forma mais eficaz quando há fluxo de ar. Um carro parado, portanto, não é de muita utilidade.

A melhor ideia seria deixar o ar quente sair do carro deslizando uma janela ou abrindo as portas e assim que você sair ligue o ar condicionado.

Uma dica de manutenção de ar condicionado muito eficaz!

5. O jeito certo de desligar

É um hábito muito comum desligar o motor sem desligar o ar condicionado. Isso torna rápido e fácil ligar o motor quando você chega ao seu destino, mas não é muito bom para o seu ar condicionado. Quando falamos em dicas de manutenção de ar condicionado, temos que resolver esse problema muito comum.

Se você desligar o motor sem antes desligar o ar condicionado, o ventilador continuará funcionando e levará à formação de musgo e bactérias. Um ar condicionado desligado e hibernando limpa o evaporador e os componentes adjacentes, evitando o crescimento de musgo e bactérias e mantendo o ar fresco, cheiroso e saudável. Isso também ajuda o seu ar condicionado a durar mais tempo.

6. Mantenha-o à sombra

Esta não é exatamente uma dica de limpeza ou manutenção de ar condicionado de carro, mas funciona bem no verão, especialmente se você não quer ser recebido com uma cabine quente. O óbvio é evitar estacionar sob luz solar direta. Isso não apenas deixa a cabine úmida e o volante uma bagunça, como também pode danificar o estofamento, os bancos de couro e até o painel.

Encontre um lugar com sombra para estacionar seu carro, especialmente se você estacionar o dia todo. Seria melhor se o sol estivesse atrás de você para manter o volante e os bancos dianteiros muito mais frescos e confortáveis. Além disso, uma cabine muito quente significa pressão extra no ar condicionado dos carros para diminuir a temperatura. E nós não queremos isso!

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Condicionamento_de_ar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.