O que é consultoria e o que os consultores fazem?

Consultoria é um termo aplicado livremente para fornecer consultoria de negócios em vários tópicos, incluindo marketing, tecnologia da informação, melhoria operacional e estratégia corporativa. Mas o que a maioria das pessoas quer dizer quando fala sobre consultoria é consultoria de gestão.

As empresas de consultoria de gestão incluem as principais empresas de estratégia, como Bain, BCG e McKinsey. Essas empresas contratam solucionadores de problemas com experiência em negócios para ajudar seus clientes:

  • Defina os problemas ou oportunidades que seus negócios enfrentam,
  • Coletar e analisar dados para entender melhor o problema/oportunidade e identificar um curso de ação recomendado, e
  • Planeje a implementação dessa solução em toda a empresa.

O que é consultoria?

Existem várias maneiras de responder à pergunta “O que é consultoria?” Para aprofundar, vamos continuar com nossa analogia de consultores como médicos para empresas. Quer saber mais sobre consultoria, acesse https://www.maconsultoria.com/

  1. Avaliação dos sintomas: Um cliente sabe que tem um problema de negócios (como queda de receita ou um novo concorrente em seu mercado. Eles recorrem a um consultor para obter ajuda para chegar à raiz do problema como um paciente doente procuraria um médico .
  2. Diagnóstico: O consultor avaliará o desempenho dos negócios do cliente, levando em consideração problemas semelhantes que já viu em clientes no passado, como um médico verificaria os sintomas de seu paciente em relação a doenças conhecidas.
  3. Prescrição: O consultor recomendará um curso de ação para melhorar as receitas ou enfrentar uma ameaça competitiva, da mesma forma que um médico diria ao paciente o que há de errado com ele e prescreveria um medicamento ou recomendaria um procedimento médico.
  4. Maneira à beira do leito: O consultor tem a experiência de orientar um cliente para o curso de ação correto, como um médico aconselharia um paciente nervoso.
  5. Cuidados de acompanhamento: O consultor fornecerá ao cliente um processo passo a passo que melhorará os resultados de seus negócios, da mesma forma que um médico forneceria a um paciente os passos necessários para recuperar sua saúde.

Por que alguém confia em um médico? Porque eles são especialistas em seu campo e estudaram extensivamente o corpo humano, medicamentos e afins.

Os consultores, da mesma forma, são fortes solucionadores de problemas com perspicácia nos negócios. Eles podem conduzir o cliente pelo processo de conclusão de uma análise baseada em dados de seu problema de negócios e avaliação de cursos de ação alternativos. Eles também podem aproveitar o conhecimento e a experiência coletivos de sua empresa para trazer amplo conhecimento da indústria e funcional para resolver o problema.

Além disso, os consultores podem fornecer recursos especializados em tópicos que as empresas raramente enfrentam. Por exemplo, uma empresa de manufatura pode considerar uma fusão ou aquisição apenas uma vez a cada 10 anos. Nesse caso, não faz sentido para eles ter especialistas em fusões e aquisições em tempo integral. Mas as decisões de M&A são decisões de negócios de alto impacto que um cliente não vai querer errar.

As empresas de consultoria analisam negócios de M&A o tempo todo e, ao contratar consultores, o cliente pode obter essa experiência especializada quando precisar.

O que os consultores fazem?

Então, o que os consultores fazem?

Em suma, os consultores resolvem problemas de negócios complexos usando sua experiência e conhecimento em setores ou funções específicas. Isso pode variar de corte de custos, aumento de vendas ou avaliação de um novo mercado em que o cliente está pensando em entrar.

Vamos explorar essa questão percorrendo um exemplo de caso do início ao fim.

Caso de exemplo: mania de concerto

A MA Consultoria, Inc. realiza vários festivais de música com artistas de renome a cada ano. Recentemente, eles fizeram a transição para eventos sem dinheiro, com clientes pagando ingressos, comida, bebidas e mercadorias com cartões de crédito.

A Concert-mania quer alavancar seus novos recursos digitais para aumentar a receita e otimizar sua equipe e operações durante os festivais.

Como uma equipe de consultoria ajudaria a MA Consultoria a levar o uso de ferramentas e dados digitais para o próximo nível?

  1. Avaliação dos sintomas: Os consultores definem o problema.
  2. Diagnóstico: Consultores coletam e analisam dados.
  3. Prescrição: Os consultores recomendam um curso de ação.
  4. Modo de cabeceira: Os consultores obtêm consenso da equipe de liderança do cliente.
  5.  Cuidados de acompanhamento: Os consultores ajudam a implementar as recomendações, se necessário.

Avaliação dos sintomas: os consultores definem o problema

Suponha que a MA Consultoria saiba que pode fazer mais para tirar proveito das ferramentas digitais do que apenas evitar ter que lidar com dinheiro em seus festivais, mas há discordância sobre quais oportunidades seriam as melhores a serem perseguidas.

O chefe de marketing quer usar ferramentas digitais para aumentar a receita em cada festival, facilitando a compra de bebidas e mercadorias pelos participantes, além de incentivá-los a comprar mais. Já o chefe de operações quer usar ferramentas digitais para reduzir custos. Uma velocidade de transação mais rápida significa que menos funcionários serão necessários nas barracas de cerveja e nos estandes de mercadorias.

Parte do valor que os consultores fornecem é avaliar rapidamente onde estão as oportunidades. Ao fazer uma estimativa 80/20 do valor do uso de ferramentas digitais e se as oportunidades de alto valor são aumentar a receita, diminuir o custo ou ambos, os consultores podem ajudar a garantir que toda a equipe de gerenciamento esteja focada no problema certo.

A importância de fazer avaliações rápidas, mas razoavelmente precisas de cursos de ação alternativos é a razão pela qual os casos de dimensionamento de mercado são populares em entrevistas de consultoria.

Diagnóstico: Consultores Coletam e Analisam Dados

Embora uma estimativa 80/20 da oportunidade seja suficiente para definir o problema e organizar o cliente e a equipe de consultoria para resolvê-lo, é necessária uma análise mais aprofundada. Nesta fase, os consultores vão aprofundar os dados que muitas vezes são difíceis de coletar ou não limpos/organizados o suficiente para gerar insights sem mergulhar e fazer muito trabalho.

Por exemplo, os consultores da MA Consultoria podem comparecer a um festival ou dois, não para ver as apresentações, mas para contar o número de pessoas na fila de cerveja e mercadorias, cronometrar a velocidade das transações e medir a frequência de rupturas de estoque para avaliar o quanto a receita pode ser aumentada corrigindo esses problemas com a tecnologia digital. Eles também avaliariam tecnologias alternativas para determinar qual funcionaria melhor para agilizar as operações. O Blog MA Consultoria detalha outras coisas sobre consultoria, veja a seguir https://www.maconsultoria.com/

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Os consultores conversarão com as equipes de marketing e operações para obter a opinião dos clientes sobre as oportunidades de melhoria e as melhores ferramentas a serem usadas. Eles também conversarão com os clientes para descobrir o que eles gostam ou não sobre a forma como os festivais são realizados e como eles se sentem sobre as mudanças que estão considerando.

A equipe calculará o aumento de receita esperado e a economia de custos e os comparará com o custo de investimento em ferramentas digitais para avaliar se haverá um retorno positivo sobre o investimento.

Prescrição: Consultores Recomendam um Curso de Ação

Depois de concluir uma análise robusta e baseada em dados de quanto a MA Consultoria pode aumentar as receitas e/ou diminuir os custos com o uso de ferramentas digitais, os consultores desenvolverão um curso de ação recomendado e apresentarão sua recomendação à alta administração. Este curso de ação inclui requisitos de implementação detalhados necessários para que o plano seja bem-sucedido.

Modo de cabeceira: os consultores obtêm o consenso da equipe de liderança do cliente

Da mesma forma que os consultores ajudam a definir o problema, eles também ajudam a obter consenso em torno da solução.

Suponha que quando eles definiram o problema de negócios, eles descobriram que a maior parte da oportunidade era através do aumento da receita, não da redução de custos. No entanto, o grupo de marketing não pode implementar as novas ferramentas digitais por conta própria. O grupo de operações precisa estar a bordo porque sua equipe operará a barraca de cerveja e os estandes de mercadorias.

É fundamental que as contribuições do grupo de operações sobre as melhores ferramentas e novos processos sejam levadas em consideração. Caso contrário, a implantação do projeto não será bem-sucedida e a receita líquida do festival não será alterada. Também é fundamental que todas as partes da organização do cliente vejam as decisões como sendo orientadas por dados e não pela administração favorecendo um departamento em detrimento de outro. É por isso que as consultorias procuram contratar pessoas persuasivas e capazes de influenciar as pessoas a adotarem seu modo de pensar.

                                             

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.