O que é terceirização e como funciona?

No ambiente de negócios em constante mudança de hoje, as empresas geralmente confiam na eficiência para serem lucrativas. A terceirização é uma estratégia de negócios que permite às empresas terceirizar funções de negócios, reduzir custos de processos e aumentar lucros. Neste artigo, discutimos o que é terceirização, como funciona e alguns de seus prós e contras. Quer saber mais sobre terceirização, acesse https://azulservice.com.br/

Principais descobertas:

  • A terceirização envolve a contratação de uma empresa terceirizada para fornecer um processo ou função de negócios específica.
  • Empreiteiros e empresas terceirizadas podem trabalhar no mesmo país ou em outro.
  • A terceirização pode ajudar uma empresa a reduzir seus custos e despesas trabalhistas.
  • Contratar uma empresa terceirizada pode dar a uma empresa acesso a habilidades que ela não possui.
  • Os serviços que são frequentemente terceirizados incluem contabilidade, atendimento ao cliente, programação, marketing ou fabricação.

O que é terceirização?

Outsourcing é a prática de contratar terceirizados ou empresas especializadas para realizar tarefas na cadeia de valor de uma empresa, tais como: B. Processos de projeto, produção, entrega, vendas, marketing e serviços.

Quando as empresas experimentam um crescimento rápido, precisam de habilidades ou conhecimentos que não possuem internamente, ou têm processos que são necessários apenas periodicamente, muitas vezes recorrem à terceirização em vez de dinheiro, tempo e esforço. Eles contratam um terceiro para fazer o trabalho em seu nome. O fornecedor usa sua equipe para concluir o trabalho ou projeto por menos do que custaria à empresa cliente. Isso ajuda a empresa a reduzir seus custos e despesas trabalhistas.

Funções ou processos de negócios que são frequentemente terceirizados incluem: Gerenciamento de

  • Instalações
    Gerenciamento de Recursos Humanos
    Atendimento ao Cliente
    Contabilidade Gerenciamento da
    Cadeia de Suprimentos
    Pesquisa
    Redação de Conteúdo Design de Sites
  • Documentação Jurídica
  •  Engenharia
  • Serviços de Diagnóstico

A terceirização é muitas vezes vista como uma prática controversa. Alguns dizem que isso levou à perda de empregos, principalmente na fabricação, atendimento ao cliente e tecnologia. Outros dizem que incentiva as empresas a alocar recursos de forma eficaz e apoia a livre iniciativa.

Tipos de terceirização

Existem quatro tipos principais de terceirização:

  1. Terceirização Onshore: A terceirização onshore é a contratação de fornecedores terceirizados que estão localizados na mesma região ou país. As empresas podem reduzir seus custos trabalhistas e se beneficiar de uma força de trabalho qualificada com pouca ou nenhuma barreira cultural ou linguística. No entanto, o custo de tais operações é alto em comparação com locais nearshore ou offshore.
  2. Offshore Outsourcing: Offshore outsourcing é o comissionamento de fornecedores terceirizados com base internacional. A terceirização offshore oferece benefícios como acesso a mão de obra qualificada e maior economia. No entanto, muitas vezes são funcionários de diferentes fusos horários, culturas ou idiomas.
  3. Terceirização Nearshore: A terceirização Nearshore é a contratação de empreiteiros terceirizados em um país próximo ou adjacente com o mesmo idioma, habilidades e cultura. Isso facilita muito a comunicação e as visitas ao local.
  4. Terceirização no local: os empreiteiros trabalham em seu local. Isso pode ser necessário para profissionais de TI que trabalham em hardware, projetos de construção e tarefas de consultoria.

Benefícios da terceirização

A terceirização tem vários benefícios, incluindo:

Economia de custos
Expandir as operações de negócios internamente nem sempre é rentável devido à localização da empresa e ao equipamento necessário. Por exemplo, se sua empresa precisa de mais espaço de escritório para acomodar o crescimento, operações de terceirização, como entrada de dados e telemarketing, podem ajudá-lo a reduzir sua pegada. Pode custar muito menos do que expandir seu espaço de escritório e seria mais econômico e eficiente do que se mudar.

Maior foco na estratégia e nas competências essenciais

Quando sua empresa experimenta um crescimento rápido, suas atividades de back office tendem a se expandir. Isso pode drenar seus recursos financeiros e humanos e comprometer as atividades ou competências principais que tornaram seu negócio bem-sucedido em primeiro lugar. Ao terceirizar essas funções, sua empresa pode concentrar seus recursos internos em atividades importantes sem sacrificar o serviço ou a qualidade.

Por exemplo, se sua empresa ganhar um grande contrato que aumentará significativamente o volume de compras em um curto período de tempo, você pode terceirizar a responsabilidade de compras para que sua equipe possa se concentrar no próprio contrato.

Maior eficiência

A terceirização pode ser uma boa opção quando as funções de back office da sua empresa são complicadas e o tamanho da sua empresa impede que sejam realizadas a um custo razoável. Quando você terceiriza funções de back office para uma empresa terceirizada, sua empresa pode processar e lidar com outras operações de negócios, aumentando a produtividade.

Mantenha o Controle Operacional

Se sua empresa possui departamentos descontrolados, áreas mal gerenciadas ou processos de negócios que geram altos custos, pode ser uma boa ideia terceirizar. Por exemplo, se o seu departamento de TI tiver muitos projetos, falta de pessoal e um orçamento que excede sua contribuição para sua organização, você pode entrar em um acordo de terceirização para forçar o gerenciamento a priorizar suas solicitações e devolver o controle à sua organização de retorno. esta área. Quer saber mais sobre a terceirização, acesse https://azulservice.com.br/blog/

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Maior flexibilidade de pessoal

A terceirização permite que empresas com necessidades cíclicas ou sazonais forneçam recursos adicionais quando necessário. Se as coisas desacelerarem novamente, você pode liberar a empresa de terceirização. Por exemplo, se você tiver um departamento de contabilidade com falta de pessoal durante os períodos de auditoria e a temporada de impostos, você pode terceirizar essas funções para fornecer os recursos adicionais necessários por um determinado período de tempo a um custo razoável.

Garantindo a continuidade dos negócios e gerenciando os riscos

Às vezes, uma empresa passa por períodos de alta rotatividade de funcionários que podem tornar os negócios inconsistentes e incertos. Ao terceirizar funções de negócios, você pode garantir um grau de continuidade ao mesmo tempo em que reduz o risco que a baixa escala operacional pode trazer para a organização.

Por exemplo, se o gerente de RH da sua empresa estiver de licença médica por um longo período de tempo e dois assistentes tiverem saído, a terceirização pode reduzir o risco e garantir que a empresa continue operando enquanto o gerente não estiver disponível. Isso pode lhe dar tempo para contratar novos assistentes.

Desenvolvimento de equipe interna

Um grande projeto pode exigir habilidades que sua equipe pode não ter. O fornecimento local pode fornecer aos funcionários as habilidades de que você precisa. Você pode fazer com que sua equipe interna trabalhe com eles para aprender novas habilidades.

Por exemplo, sua empresa pode precisar atualizar ou substituir equipamentos personalizados, mas não possui engenheiros com habilidades para projetar esses equipamentos novos e atualizados. Você pode terceirizar o projeto e deixar que os engenheiros terceirizados trabalhem com sua equipe interna para aprender e melhorar suas habilidades.

A terceirização permite que empresas com necessidades cíclicas ou sazonais tragam recursos adicionais quando necessário. Se as coisas desacelerarem novamente, você pode liberar a empresa de terceirização. Por exemplo, se você tiver um departamento de contabilidade com falta de pessoal durante os períodos de auditoria e a temporada de impostos, você pode terceirizar essas funções para fornecer os recursos adicionais necessários por um determinado período de tempo a um custo razoável.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Terceiriza%C3%A7%C3%A3o

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.