Quão difícil é aprender SEO do zero?

SEO não é tão difícil de aprender. Tudo o que você precisa fazer é estar disposto a alocar o tempo e o esforço necessários para aprender os vários conceitos de SEO.

Se você está apenas começando com SEO e se perguntando o que é preciso para passar de iniciante a especialista, então este post é para você. Você aprenderá como abordar o processo de aprendizado de SEO e o caminho a seguir para torná-lo menos difícil do que parece.

Comecei com SEO há 18 anos e levei alguns anos para entender o que é SEO e como funciona.

Felizmente, as coisas mudaram e você não precisa gastar anos para aprender SEO. Há uma infinidade de recursos on-line que você pode usar para começar a aprender SEO e por que não se tornar um especialista em SEO em pouco tempo! Quer saber mais sobre ? Acesse https://www.seobh.org/

É difícil aprender SEO se você não sabe nada?

Uma pergunta popular que muitas pessoas fazem é: “Quão difícil é aprender SEO se você está começando do zero?”

É uma pergunta justa se você considerar que nem todas as pessoas sabem o que é Search Engine Optimization e o que isso implica.

A resposta é simples. Aprender SEO é difícil porque há muita informação para ler sobre os mecanismos de busca e como funciona o processo de otimização, e isso pode ser esmagador no início.

Mas, se você for passo a passo e seguir uma abordagem de aprendizagem estruturada (plano de aprendizagem), tudo começará a fazer sentido e todo o processo se tornará mais fácil.

Um plano de aprendizado manterá seu foco nos aspectos importantes do SEO e ajudará você a desenvolver suas habilidades e conhecimentos gradualmente à medida que avança.

Como é a Curva de Aprendizagem de SEO?

Vai ser muito difícil no começo porque além de SEO você terá que se familiarizar com conceitos relacionados a buscadores e marketing digital.

Isso é necessário para entender o papel do SEO no marketing online. Depois de passar dessa fase e começar a praticar SEO, será mais fácil e fácil de gerenciar.

Preciso de um diploma de ciência da computação ou marketing para aprender SEO?

Não, você não precisa de uma educação formal para aprender SEO. Como você verá abaixo, existem muitos cursos online que você pode seguir para se tornar certificado em SEO.

Quando o aprendizado de SEO para?

O aprendizado de SEO nunca para. O Google está fazendo centenas de alterações em seus algoritmos de pesquisa por ano e isso significa que você precisa continuar enriquecendo suas habilidades e conhecimentos.

Quanto tempo levará para aprender SEO?

Depende do esforço e do tempo que você alocará. SEO não é apenas uma teoria, mas é uma disciplina altamente prática.

A teoria de SEO lhe dirá o que você deve fazer para tornar seu site amigável para SEO, mas é como você aplica os princípios de SEO na prática que fará a diferença em seus rankings e tráfego.

Pela minha experiência, se você seguir um plano de aprendizado sólido e fizer o esforço necessário, poderá aprender o básico em menos de 6 meses.

Durante esse período, a maior parte do seu tempo será destinada à prática de SEO e não apenas à leitura da teoria.

A razão pela qual dei 6 meses como um período mínimo é que leva tempo para o SEO funcionar e você pode ter que esperar alguns meses (ou mais) para ver o impacto das alterações relacionadas ao SEO em um site.

Plano de aprendizagem de SEO para iniciantes

Mencionei acima que uma das melhores maneiras de aprender SEO o mais rápido possível é seguir um plano de aprendizado e é exatamente isso que você lerá abaixo.

Então, se você quer aprender a fazer SEO por conta própria, siga estes 7 passos:

  • Saiba como funcionam os motores de busca
  • Entenda o papel do SEO no Marketing Digital
  • Entenda o que é SEO e por que é importante
  • Conheça os diferentes processos de SEO
  • Saiba mais sobre palavras-chave e o processo de pesquisa de palavras-chave
  • Aprenda a medir o desempenho de SEO
  • Coloque o SEO para funcionar

Etapa 1: saiba como os mecanismos de pesquisa funcionam

SEO significa Search Engine Optimization e como todo o processo tem a ver com como aumentar a visibilidade de um site nos motores de busca, faz sentido saber como funcionam os motores de busca.

Eu recomendo ler os guias relacionados abaixo e assistir ao vídeo acima, eles lhe darão uma boa ideia de como os mecanismos de pesquisa abordam o rastreamento, indexação e classificação de sites em seus resultados.

Passo 2: Entenda o papel do SEO no Marketing Digital

Antes de entrar nos detalhes do SEO, você deve ter claro em sua mente qual é o papel do SEO no marketing digital.

SEO faz parte do marketing de mecanismos de busca. SEM é o processo de obter tráfego de mecanismos de pesquisa organicamente (através de SEO) ou usando anúncios de pesquisa pagos.

O SEM é um dos canais disponíveis no Marketing Digital. Outros canais incluem marketing de mídia social, e-mail marketing, marketing de conteúdo, etc.

Portanto, SEO não é o mesmo que publicidade paga e não é o único componente do marketing de mecanismos de pesquisa.

Etapa 3: entenda o que é SEO e por que é importante

O próximo passo é entender o que realmente queremos dizer quando falamos sobre otimização de mecanismos de busca e por que é um processo importante para qualquer site.

SEO pode ser definido como um conjunto de regras que você pode aplicar em um site para que ele apareça nas primeiras posições nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPS) para palavras-chave relacionadas.

Por que isso é importante?

A maior parte do tráfego do mecanismo de pesquisa vai para os sites que aparecem nas 5 primeiras posições dos resultados da pesquisa.

A maioria do tráfego do Search Engine vai para os 5 primeiros resultados.

Isso significa que, se você deseja obter tráfego do Google e de outros mecanismos de pesquisa, seu site precisa aparecer nas primeiras posições dos termos de pesquisa que importam para sua empresa.

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Passo 4: Aprenda sobre os diferentes processos de SEO

Agora que você sabe o que é SEO, o próximo passo é aprender como ele funciona.

Existem mais de 255 fatores de classificação de SEO a serem considerados ao otimizar um site e, para facilitar a referência, eles são divididos em vários subprocessos.

Cada subprocesso é responsável por uma série de regras de SEO.

Os três principais processos de SEO.

Os mais importantes são:

  • SEO técnico – o processo responsável por rastrear a fase de indexação.
  • SEO On-Page – o processo responsável por otimizar o conteúdo de uma página para que os rastreadores dos mecanismos de pesquisa possam entendê-la melhor.
  • SEO Off-Page – o processo de promover seu site na Web com o objetivo de obter links de outros sites. Links em SEO atuam como ‘votos de confiança’ e podem influenciar positivamente a classificação de um site nos resultados de pesquisa.
Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Etapa 5: saiba mais sobre palavras-chave e o processo de pesquisa de palavras-chave

Quando você chega a esse ponto, já deve saber que tudo em SEO começa com uma palavra-chave.

Palavras-chave de SEO são frases de pesquisa que os usuários digitam em um mecanismo de pesquisa que é importante para um determinado site.

Palavras-chave de SEO

Depois de passar pela fase técnica de SEO, que tem a ver com configurações relacionadas à infraestrutura, as outras fases de SEO estão fortemente relacionadas às palavras-chave.

O processo para descobrir quais palavras-chave segmentar em seu conteúdo é chamado de pesquisa de palavras-chave. Para mais informações sobre SEO, acesse https://www.seobh.org/category/blog/

Portanto, dominar a pesquisa de palavras-chave é parte integrante do seu plano de aprendizado de SEO.

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Passo 6: Aprenda a medir o desempenho de SEO

O próximo passo tem a ver com a medição do desempenho de SEO. Isso é fundamental porque se você não souber o que medir e quais KPIs analisar, não saberá se suas campanhas de SEO são bem-sucedidas ou não.

Para medir o desempenho de SEO, você precisa aprender a usar duas ferramentas importantes: Google Search Console e Google Analytics.

O Google Search Console (GSC) fornecerá informações sobre o desempenho do seu site no Google. Você pode ver quais páginas recebem tráfego do Google e para quais palavras-chave.

O Google Analytics informará o que os usuários fazem quando visitam seu site. Você pode descobrir quais páginas eles visitam, quanto tempo permanecem em uma página e várias outras métricas úteis.

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Passo 7: Coloque o SEO para funcionar

Por último, mas não menos importante, é hora de colocar o SEO para funcionar. Essa é a única maneira de verificar o que você aprendeu nas etapas acima.

A melhor abordagem para iniciantes é escolher um tópico pelo qual você é apaixonado e iniciar um blog.

Não precisa ser algo sofisticado ou muito popular, basta escolher um tópico que você conhece bem, configurar um site e começar a otimizá-lo para os mecanismos de pesquisa.

Nesta fase, você provavelmente terá que revisitar alguns dos guias e se lembrar de como fazer pesquisa de palavras-chave, como otimizar os títulos de suas páginas, como verificar se os bots de pesquisa podem acessar seu conteúdo e muitas outras coisas.

Para evitar se perder, é melhor criar um plano de ação e usar listas de verificação para ajudá-lo a acompanhar o que você precisa fazer em cada etapa. Os dois guias abaixo mostrarão exatamente como fazer isso.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Otimiza%C3%A7%C3%A3o_para_motores_de_busca

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