Um guia para os 8 tipos de bateria de carro mais comuns

O que é uma bateria automotiva?

A bateria automotiva é uma bateria recarregável usada para dar partida em um veículo. Seu objetivo principal é enviar uma tensão para o motor de partida, que fornece a faísca para o motor de combustão interna. Ele também alimenta os componentes elétricos do carro, como faróis, limpadores e rádio.

À medida que o design dos carros evoluiu, o mesmo aconteceu com o design da bateria do veículo:

Quais são os 3 principais projetos de bateria de carro?

O design da bateria automática varia de acordo com a tecnologia de bateria usada pelos fabricantes de baterias.

A maioria dos carros com motor de combustão interna usa uma bateria de chumbo-ácido.

Geralmente podem ser classificados em:

  • Bateria inundada: também conhecida como bateria de célula úmida e requer recarga regular com água destilada.
  • Bateria de chumbo-ácido regulada por válvula (VRLA): A bateria VRLA é uma bateria selada de baixa manutenção, razão pela qual também é chamada de bateria de chumbo-ácido selada (SLA). Não precisa ser enchido e não derramará se tombar. Quer saber mais sobre ? Acesse https://99baterias.com.br/

Um carro híbrido ou elétrico , por outro lado, geralmente usa uma bateria de íon de lítio. No entanto, eles podem ter uma bateria auxiliar de chumbo-ácido como armazenamento secundário.

Agora que conhecemos o básico do design de baterias de carro, vamos ver os 8 tipos de baterias de carro mais comuns:

Os 8 tipos de bateria de carro

Antes de entrarmos nos diferentes tipos, é importante notar por que existem tantos tipos em primeiro lugar.

É em grande parte para baixo ao poder.

Lembre-se, os carros modernos têm necessidades de energia variadas.

Como tal, as baterias dos carros também diferem para atender a essas necessidades.

Agora, vamos analisar os 8 tipos mais comuns de baterias de carro disponíveis hoje:

1. Bateria de chumbo-ácido inundada (célula úmida)

A bateria de chumbo-ácido inundada é o tipo de bateria de carro mais antiga, e é muito comum e acessível. Também é chamada de bateria SLI, que significa “Starting, Lighting, Ignition”.

A bateria inundada é uma bateria de célula úmida. Normalmente é feito de 6 células com uma solução eletrolítica líquida de ácido sulfúrico e água e fornece uma tensão de 12,6 V com carga total .

É uma bateria confiável para dar partida nos motores e fornece energia elétrica suficiente para alimentar os acessórios padrão do veículo. No entanto, a solução eletrolítica precisa ser reabastecida periodicamente e deve ser instalada verticalmente para evitar derramamento.

Essa bateria de célula úmida também apresenta uma redução substancial na vida útil da bateria se for descarregada abaixo de 50% de sua profundidade de descarga (DoD).

2. Bateria de Cálcio Prata

Este tipo de bateria foi projetado como uma melhoria em relação à tecnologia de bateria inundada. Ainda é uma bateria de chumbo-ácido com solução eletrolítica, mas usa placas de chumbo-cálcio-prata em vez das placas de chumbo-antimônio da bateria convencional.

Geralmente é selado e livre de manutenção.

A bateria prata cálcio é mais resistente à corrosão e mais resiliente em altas temperaturas , por isso tem uma vida útil mais longa em climas mais quentes.

No entanto, a bateria de prata e cálcio precisa de uma tensão de carga mais alta e pode se deteriorar rapidamente devido à sulfatação (danos nas placas da bateria).

3. Bateria Inundada Aprimorada (EFB)

A bateria EFB é uma bateria de célula úmida otimizada e de alto desempenho. Ele usa uma solução de eletrólito líquido, mas é uma bateria selada , projetada para suportar o dobro da resistência do ciclismo.

A bateria EFB pode fornecer cerca de 85.000 manivelas do motor em comparação com as 30.000 das baterias convencionais. Foi introduzido como uma opção de nível inferior para a bateria AGM para durabilidade e desempenho, frequentemente usada em carros com tecnologia start-stop simples.

4. Bateria de Célula de Gel (Célula Seca)

As baterias de células de gel foram desenvolvidas como uma versão não derramável de uma bateria inundada . São um tipo de bateria VRLA e também são conhecidas como baterias de célula seca .

A bateria de gel é semelhante a uma bateria inundada, mas o cálcio substitui o antimônio nas placas de chumbo e a sílica é adicionada à solução eletrolítica , transformando-a em gel. Tem uma maior vida útil e é mais resistente a vibrações e choques.

Você ainda pode encontrar a bateria de gel no mercado, mas os avanços nas baterias AGM limitaram sua aplicação.

5. Bateria de tapete de vidro absorvente (AGM)

A bateria AGM é uma bateria VRLA projetada para suportar demandas mais altas de energia elétrica em veículos modernos. É semelhante a uma bateria de célula úmida, mas um separador de fibra de vidro (um “tapete de vidro”) absorve a solução eletrolítica e a mantém no lugar.

Este tipo de bateria tem um desempenho melhor do que suas contrapartes inundadas e de célula de gel.

Pode carregar até 5 vezes mais rápido e suportar 3 vezes mais ciclo de vida do que uma bateria convencional . Ele também pode reduzir para 80% de seu DoD. Para mais informações sobre baterias de carro, acesse https://99baterias.com.br/bateria-para-carros-bh/

A bateria AGM é ideal para veículos com aplicações start-stop automáticas e com recuperação de energia de frenagem. No entanto, pode custar 40-100% por cento mais do que as baterias convencionais.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

6. Bateria de Ciclo Profundo

A bateria de ciclo profundo é um tipo de bateria de chumbo-ácido e pode ser inundada ou selada. Ele usa uma placa de bateria mais espessa em suas células e possui um material ativo mais denso .

O tipo de bateria de ciclo profundo é projetado para energia sustentada com menor consumo de corrente por longos períodos de tempo . É mais adequado para veículos recreativos, carrinhos de golfe e veículos marítimos – e é por isso que também é chamado de bateria marítima.

7. Bateria de íon de lítio (Li-Ion)

Muitas vezes você encontrará a bateria de íon de lítio em um veículo híbrido ou elétrico (EV) . A bateria Li Ion pode armazenar mais energia e tem tempos de carregamento mais rápidos . Também é mais leve que as baterias convencionais, o que é essencial para o carro elétrico. Menos peso significa mais distância de viagem com uma carga.

Embora uma bateria de íon de lítio custe muito mais do que as baterias de chumbo-ácido, elas duram mais. A maioria dos fabricantes concede uma garantia de 5 a 8 anos para suas baterias de lítio para veículos elétricos, mas pode-se esperar que durem entre 10 e 20 anos .

As peças da bateria de íon de lítio são recicláveis , o que é outra vantagem, tornando-a uma boa opção para os ambientalmente conscientes.

8. Bateria de níquel-hidreto metálico

A bateria NiMH (hidreto metálico de níquel) é frequentemente usada em veículos híbridos, mas é bem sucedida em alguns carros elétricos. Esta bateria híbrida tem um ciclo de vida mais longo do que a bateria de íon de lítio ou chumbo-ácido.

No entanto, eles têm uma alta taxa de autodescarga, são caros e geram muito calor em altas temperaturas . É por isso que a bateria NiMH é menos eficaz para o veículo elétrico recarregável e está focada em carros híbridos.

Agora que abordamos alguns tipos comuns de bateria de carro, vamos ver algumas perguntas frequentes.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bateria

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